Considere uma população em equilíbrio de Hardy-Weinberg, onde a frequência do alelo autossômico (b) é de 30%. Essa população sendo formada por 1000 indivíduos, quantos indivíduos devem ser heterozigotos?
Soluções para a tarefa
Um total de 420 indivíduos, devem ser heterozigotos (Bb). E para chegarmos nesse resultado, vamos nos lembrar das fórmulas de equilíbrio de Hardy-Weinberg.
- E que fórmulas são essas ?
São duas, são elas :
- Em que :
Sabendo dessa fórmula, vamos resolver a questão.
Ela nos pede para considerarmos uma população em equilíbrio de Hardy Weinberg, onde a frequência do alelo autossômico recessivo (b) é de 30%. E se a população é formada por 1000 indivíduos, nos pergunta quantos devem ser heterozigotos.
- Certo, e como nós iremos descobrir a quantidade de heterozigotos ?
É simples, se a questão nos disse que a frequência do alelo ''b'' é de 30% (0,3), podemos afirmar que pela primeira fórmula, a frequência do alelo dominante ''B'' é de 70% ou 0,7. Isso porque pela primeira fórmula, sendo ''q'' 0,3 :
Se ''p'' é igual a 0,7, nós sabemos que a quantidade de heterozigotos será de 42% da população, isso porque pela segunda fórmula, temos que :
- Perceba que :
Ou seja, a quantidade de heterozigotos (Bb) é de 0,42 ou 42%.
E agora basicamente terminamos a questão, basta descobrirmos quanto 42% equivale de uma população de 1000 habitantes, e com uma regra de 3 simples, encontraremos que :
- Montando a regra de 3 simples :
- Meios pelos extremos (multiplica cruzado) :
Para mais exercícios semelhantes, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/48589436
https://brainly.com.br/tarefa/44836061
https://brainly.com.br/tarefa/38678132
Bons estudos e espero ter ajudado :)