Considere um edifício em construção, constituído pelo andar térreo e mais dez andares. Um servente de pedreiro deixoucair um martelo cuja massa é 0,5 kg a partir de uma altura do piso do décimo andar. Suponha que cada andar tem umaaltura de 2,5 m e que o martelo caiu verticalmente em queda livre partindo do repouso. Considere a aceleração dagravidade igual a 10 m/s² e o martelo como uma partícula. Despreze a resistência do ar, a ação do vento e a espessura decada piso.Levando em conta as informações dadas, analise as seguintes afirmativas:1. A velocidade do martelo ao passar pelo teto do 1⁰ andar era 20 m/s.2. A energia cinética do martelo ao passar pelo piso do 5⁰ andar era maior que 100 J.3. Se a massa do martelo fosse o dobro, o tempo de queda até o chão diminuiria pela metade.Assinale a alternativa correta.a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.c) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
Pelo Princípio da conservação da energia mecânica, podemos afirmar que, desprezadas as força dissipativas, a energia potencial gravitacional do martelo será trnasformada em energia cinética.
Como o pedreiro deixou cair o martelo do piso do décimo andar e estamos considerando o teto do primeiro andar na afirmativa 1, teremos-
Epg = Ec
mgh = m.V²/2
V² = 2gh
V = √2gh
V = √2. 10. (2,5. 8)
V = 20 m/s
(afirmativa 1 é verdadeira)
Procedendo da mesma forma para a afirmativa 2, mas modificando a altura a ser considerada.
Epg = Ec
Ec = mgh
Ec = 0,5.10.12,5
Ec = 62,5 Joules
(afirmativa 2 é falsa)
Como estamos tratando de um movimento de queda livre, a massa do martelo é irrelevante para o tempo de queda.
(afirmativa 3 é falsa)