Física, perguntado por gabimacarolin, 1 ano atrás

considere um corpo sendo arrastado, com velocidade constante, sobre uma superfície horizontal onde o atrito não é desprezível. considere as afirmações i, ii e iii a respeito da situação descrita.i. o trabalho da força de atrito é nulo. ii. o trabalho da força peso é nulo. iii. a força que arrasta o corpo é nula.a afirmação está incorreta em: a) i apenas. b) i e iii, apenas. c) ii apenas. d) i, ii e iii.


Eulerlagrangiano: c) em II apenas. A expressão do trabalho é T = F d cos a, em que "a" é o ângulo entre os vetores força e deslocamento.

Soluções para a tarefa

Respondido por NavaTWrone
13
Vamos lá...

"ALTERNATIVA C".

Analises:

"Afirmativa 1": o trabalho da força de atrito não é nula:

Fat = (u × N).
W = (u× N) × d.

Portanto, a afirmação 1 está incorreta.

"Afirmação 2": o trabalho da força peso, realmente, é nula. Note que a força peso forma um ângulo de 90° com a horizontal, onde o cosseno de 90° equivale a 0, assim.

W = F × d × cos90°.
W = F × d × 0.
W = 0 (nulo).

"Afirmação 3": afirmar que a força que arrasta o corpo é nula, é uma afirmação errônea, pois, se a força que arrasta o corpo, ou seja, a força resultante for nula o corpo não poderia ser arrastado, permanecendo assim no estado de inércia.

Portanto, a afirmação correta é somente a "afirmação 2".

Espero ter ajudado.

Eulerlagrangiano: "onde o coeficiente de 90° equivale a 0", cosseno ao invés de coeficiente. // "permanecendo assim no estado de inicia", não seria inércia? // Na sua justificativa sobre a afirmativa 1 ser incorreta seria legal mencionar como o cosseno do ângulo apareceria, já que a definição de trabalho exige sempre o ângulo entre os vetores força e distância. No mais, muito boa explicação.
NavaTWrone: Boa observação, acabei digitando algumas palavras erradas como inicia onde o propósito fora inercia, mas irei corrigir, obrigado!
Eulerlagrangiano: Sim, tudo bem. Só falta trocar "coeficiente" para "cosseno".
Respondido por Kpopperarrombada
7
É letra b, pq tipo:
I. Como o atrito é contrário ao movimento ele atrapalha o movimento, mas não para este, então ele n é nulo, e sim negativo.
II. Observe q a força resultante está na horizontal e a peso está na vertical, portanto formam um ângulo de 90° cujo o cosseno é = 0, então a conta dará 0, nula;
T=f.d.cos90°
T=f.d.0
T=0
III. A força seria nula se o atrito fosse = a força resultante ou seja o objeto estivesse parado, mas na questão diz q o corpo está sendo ARRASTADO, então nao estando parado e não tendo uma força nula.
;D sz
Perguntas interessantes