Considere que um tanque com capacidade para 500 000 litros armazenou durante alguns meses 380 000 litros de álcool combustível. Desconfiou-se da possibilidade de a água da chuva ter entrado em contato com o álcool através de uma série de fissuras encontradas na parte superior do tanque. Sabe-se que a densidade do álcool inicialmente colocado no tanque era de 0,81 g/cm3 . Como você faria para verificar a densidade atual do álcool contido no tanque e confirmar ou não a presença da água?
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
Resposta: Não é possível calcular com os dados disponíveis. Utilizando uma proveta, coletaria uma pequena amostra desse álcool. Determinaria a massa desse volume de álcool e, com esse valor, calcularia a densidade, dividindo a massa pelo volume. Se o resultado for igual a 0,81 g/cm3 , não houve mistura. Um resultado superior a 0,81 g/cm3 indica que houve mistura com água.
Respondido por
1
Resposta:
Será necessário pegar uma porção do álcool (em cm³, pois é volume) e uma determinada massa da quantidade de álcool (em gramas, pois é massa), e a partir desses valores, é preciso calcular a densidade, utilizando a fórmula d= m/V.
Espero ter ajudado :)
Perguntas interessantes
ENEM,
6 meses atrás
Ed. Física,
6 meses atrás
Física,
6 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás