Biologia, perguntado por acarolinasantana26, 5 meses atrás

Considere que um osso foi fraturado, descreva o processo de regeneração

Soluções para a tarefa

Respondido por Soldiery
0

A resposta imediata do corpo a uma fratura é o vazamento de sangue tanto do osso quanto do tecido ao redor. Isso faz com que se forme o chamado hematoma, que nada mais é do que um acúmulo de sangue formado por proteínas que é capaz de fechar provisoriamente o local que foi fraturado. O hematoma, então, atrai o sistema imune do corpo, começando um processo inflamatório na região. A inflamação é essencial para a regeneração óssea, pois as células de defesa do corpo secretam diversas substâncias que estimulam o crescimento de novos tecidos, bem como destrói a porção que sofreu fratura para ser posteriormente regenerada. Nesse momento, a fratura está repleta de células mortas e sangue acumulado, e tudo isso será devidamente “limpo” da região conforme o fluxo sanguíneo aumenta e reabsorve esse material.

Na sequência, todos esses estímulos provocados pelo sistema imune acabam por diferenciar células-tronco em células cartilaginosas, que chegam a região fraturada e produzem tecido cartilaginoso, da borda da fratura em direção ao centro, por cerca de 8 dias. Essa cartilagem que recobre a fratura recebe o nome de calo mole, pois não é uma estrutura forte para sustentar o osso. Esse calo mole, então, vai sendo substituído por um calo similar ao osso normal, porém ainda sem a força necessária. Somente após aproximadamente um mês é que a região começa a se regenerar com osso de verdade.

O osso regenerado fica mais forte que o osso normal devido ao calo extra forte que se forma, a fim de proteger a estrutura recém-fraturada. Porém, com o passar do tempo, a região fraturada vai se assemelhando cada vez mais com a região de origem, fazendo com que o calo diminua, tornando o osso regenerado, mas sem ser mais forte.

Perguntas interessantes