Considere que a tipagem sanguínea da charge seja de uma gestante. Marque a alternativa que representa respectivamente, as aglutininas que apareceriam no teste e a probabilidade da criança que está sendo gestada desenvolver eritroblastose fetal? *
1 ponto
a) Anti-D, probabilidade nula.
b) Anti-A e anti – B, probabilidade nula.
c) Anti-A e anti-B, probabilidade de 50%.
d) Anti-D, probabilidade de 50%.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b) Anti-A e anti – B, probabilidade nula
Explicação:
O exercício aborda o sistema ABO, portanto, a alternativa B e C estão incorretas. Como o tipo sanguíneo representado na figura é O+, espera-se que as aglutininas, anticorpos específicos contra determinados aglutinogênios, observadas no exame sejam as do tipo Anti-A e Anti-B, pois o organismo produz apenas aglutininas contra os aglutinogênios que não possui, no caso A e B. Como a mulher possui Rh +, a probabilidade de vir a gestar uma criança que desenvolva eritroblastose fetal é nula, pois essa doença pode afetar apenas crianças RH + geradas por mães com RH -, desde que as mães tenham sido anteriormente sensibilizadas contra o fator Rh, sendo assim a alternativa ((((B está correta)).
Resposta:
b) Anti-A e anti – B, probabilidade nula.
Explicação:
classroom
Parabéns, é isso aí! Como o tipo sanguíneo representado na figura é O+, espera-se que as aglutininas, anticorpos específicos contra determinados aglutinogênios, observadas no exame sejam as do tipo Anti-A e Anti-B, pois o organismo produz apenas aglutininas contra os aglutinogênios que não possui, no caso A e B. Como a mulher possui Rh +, a probabilidade de vir a gestar uma criança que desenvolva eritroblastose fetal é nula, pois essa doença pode afetar apenas crianças RH + geradas por mães com RH -, desde que as mães tenham sido anteriormente sensibilizadas contra o fator Rh.