Considere que a temperatura da mão humana seja aproximadamente 37 C e que a temperatura ambiente seja 25 C e responda as perguntas a seguir.
a- O que aconteceu com a temperatura do éter? justifique.
b- como é ter é um líquido muito volátil, o que acontece com a pressão no interior da câmara inferior? justifique.
c- porque o líquido subiu pelo tubo de vidro até a câmara superior?
d-podemos afirmar que esse gatget mede, ainda que de modo muito impreciso, a temperatura das mãos? justifique.
Soluções para a tarefa
Olá.
Temos o éter líquido em condições normais, então ele não está em ebulição. Porém, em contato com as mãos, ele entra em ebulição.
a) A temperatura inicialmente é admitida como sendo a temperatura ambiente. Após o contato com a mão, ele recebe calor da mão(condução da mão ao vidro, condução pelo vidro e enfim convecção entre vidro e éter) até atingir sua temperatura de ebulição. O éter permanece nessa temperatura e começa a se transformar em vapor à mesma temperatura. Conforme o vapor pressuriza a câmara, a pressão de vapor aumenta e a temperatura de vaporização também aumenta, por´tem o limite será a temperatura das mãos.
b) Inicialmente está estável na pressão atmosférica(admitido), até que é aquecido até a temperatura de ebulição(saturação). Essa temperatura permanece constante enquanto o éter se vaporiza. O vapor de éter aumentará a pressão local da câmara pois tende a ocupar todo o espaço e, quando atingido o equilíbrio, o vapor é superaquecido, o que aumenta sua pressão.
c) Todo fluido tende a ir do ponto de maior potencial de pressão a um com menor , até houver equilíbrio manométrico. A pressão da câmara inferior é menor que a da câmara superior, e por existir diferencial de pressão haverá escoamento de fluido. Esse escoamento ocorrerá pelo qcaminho livre que é para cima, até que a pressão hidrostática da coluna de éter líquido seja igual à pressão relativa do vapor de éter da câmara inferior.
d) Sim, pode ser dito. Como falei acima, a temperatura máxima do vapor será a das mãos, e o vapor terá uma pressão correspondente para esta temperatura. Conforme a temperatura aumenta, a pressão aumenta e o nível sobe, sendo, portanto, um modo rudimentar de medir a temperatura.