História, perguntado por mileneszmartins, 1 ano atrás

Considere que a alimentação dos seres humanos na pré história era variada, porquê?

Soluções para a tarefa

Respondido por jac89
1
Dieta paleo: a alimentação do homem das cavernas. Há milhões de anos, nossos ancestrais mantinham uma dieta baseada na alta ingestão de proteínas, fibras e gorduras insaturadas, já que os alimentos disponíveis na época eram basicamente os peixes, carnes magras, raízes e frutas.
era bem mais saudaveis
Respondido por tavaresdossanto
1

Na época do Paleolítico (Idade da Pedra Lascada) a alimentação humana baseava-se em frutos, raízes e legumes coletados da natureza. Outro alimento importante era a carne animal (rica em proteínas e gordura). Os homens caçavam porcos, mamutes, coelhos, veados e outros animais.

Viviam nesses locais enquanto houvesse frutas, raízes, legumes, peixe ou caça, colhiam grãos de trigo e faziam farinha; mas quando a comida se tornava escassa, os grupos saiam em busca de novo local onde oferecesse mais alimento. O homem torna-se desta forma nômade.

Já na época do Neolítico (há 15.000 anos atrás, aproximadamente) os seres humanos passaram a desenvolver a domesticação dos animais e a agricultura. Embora os alimentos fossem os mesmos, agora não era mais necessário sair para coletar ou caçar. Foi um grande avanço.

Percebem também a influência dos fenômenos naturais (meteorológicos) sobre a terra; observando o sol, a lua, as estações chuvosas ou de enchentes, sobre a melhor época de semear e de colher.

Surgem utensílios de cerâmica, paras armazenar e conservar os alimentos; a alimentação humana passa a ser mais variada; o homem pode então iniciar-se na culinária propriamente dita – cozinhando alimentos e usando os condimentos descobertos.

Com a dieta carnívora, o homem acostumou-se ao sal encontrado na carne e passa a depender dele. Quando abandona o consumo de carne ou reduz a quantidade ingerida, procura outra fonte de sal para compensar. Aparece então o canibalismo. Grupos inteiros tornavam-se canibais porque lhes faltavam a proteína da carne.

O canibalismo também fazia parte de rituais mágicos; os inimigos eram comidos com muito prazer,não pro gulodice ou fome, mas porque acreditavam que ao serem comidos, suas qualidades eram transferidas.


espero que te ajuda

Perguntas interessantes