Sociologia, perguntado por gleicyane123, 1 ano atrás

considere os trechos do poema "O fardo do homem branco", do escritor inglês Rudyard Kipling (1865-1936). Você consegue estabelecer uma relação entre esse poema e o colonialismo? Como a ideia de "civilizar" pode ser relacionada ao que vimos neste capítulo?

Soluções para a tarefa

Respondido por amorsodemae58
227

1- estágio "infantil". Influenciado por esse mesmo conceito, o escritor britânico Rudyard Kipling defendia que o repasse dos "desenvolvidos" conceitos da cultura européia aos afro-asiáticos representava "o fardo do homem branco" no mundo.


2- trabalhadores com a ameaça de desemprego

Respondido por reinaldoricarte
1

1) É possível relacionar o poema "o fardo do homem branco" com o colonialismo. No texto Rudyard Kipling reconhece a superioridade dos homens brancos europeus em comparação aos povos de outros mundos.

No texto ele associa aos povos não europeus como "metade demônio, metade criança". Os homens brancos terão que  enviar seus filhos para lutar contra os selvagens atrasados.

2) Os europeus se auto denominavam "civilizados", isto é, na hierarquia das culturas mundiais os europeus seriam superiores e estariam no topo de todas as civilizações humanas.

O neocolonialismo do século XIX

Visando a expansão do mercado consumidor e apropriação de matérias-primas, os europeus colonizaram o continente africano e asiático.

A colonização era justificada com argumentos racistas e darwinistas sociais. Os europeus estariam levando civilização e progresso aos povos primitivos, tornando-os educados e polidos. Outro elemento importante era a religião, com a doutrinação cristã de vários povos politeístas.

Saiba mais sobre neocolonialismo: https://brainly.com.br/tarefa/1963574

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes