ENEM, perguntado por armySDEJESUS4783, 10 meses atrás

Considere os textos abaixo para responder às questões Em meados do século passado, o pintor brasileiro Candido Portinari fez uma série de desenhos para ilustrar umaedição nacional do Dom Quixote, de Cervantes. Posteriormente, o poeta Carlos Drummond de Andrade compôsuma série de poemas, referidos a cada um desses desenhos de Portinari.Atente para este desenho de Portinari e os versos deDrummond que o interpretamAnalisando-se as relações entre o desenho, o poema e aobra Dom Quixote de Cervantes, é correto afirmar:(A) na situação representada, em que o herói repousa, odesenho e o poema realçam o cansaço do triunfalcavaleiro andante.(B) no desenho e no poema, o plano da realidade brutado cotidiano contrasta com o do sacrifício final docavaleiro idealista de Cervantes.(C) na situação representada, pela qual se inicia anarrativa de Cervantes, o pintor e o poeta prevêemas violências que Dom Quixote deverá enfrentar.(D) no desenho e no poema, encontram-se interpretações diferentes da cena final de Dom Quixote: noprimeiro lamenta-se a derrota, e no segundo seenaltece a vitória do cavaleiro.(E) no desenho e no poema, reforça-se o sentido finalda obra de Cervantes, que é o de resgatar osvalores da nobreza medieval.

#ENADE

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavoif
5

Alternativa correta (B)

Tanto no poema como no desenho, vemos uma realidade bruta. No poema pelas palavras utilizadas (peleja, impeto, desmesura, vida levada a tapa) e no desenho pela utilizacao de tons escuros, o preto, bem como a posicao do cavaleiro deitado e ao fundo as duas figuras lutando, bem como as pecas pontiagudas.

Ja no trecho final de Miguel de Cervantes, a morte de Dom Quixote foi natural, deixou um testamento e simplesmente abandonou as lutas e decidiu que voltaria apra La Mancha, ou seja, nao foi nenhum sacrificio heroico, a contar pela sua trajetoria.

Respondido por desirredias
1

Resposta:

C

Explicação:

No desenho e no poema, o plano da realidade bruta do cotidiano contrasta com o do sacrifício final do cavaleiro idealista de Cervantes.

Perguntas interessantes