Considere os elementos apresentados em nosso material de estudo e analise:
Ritland (2018) cita estudos que apontam que os esportes de raquetes podem estar associados a “maiores efeitos redutores de mortalidade que outros esportes”, indicando uma expectativa de vida mais longa para jogadores de tênis e badminton, se comparados aos praticantes de futebol, ciclismo, natação, corrida e musculação.
Segundo o autor, isso se deve a alguns fatores, tais como: o conjunto de golpes, movimentações e frequentes mudanças de direção que compõem uma sessão de prática de esportes com raquetes, gerando diferentes desafios físicos e mentais aos praticantes e proporcionando “equilíbrio, coordenação, força, velocidade e flexibilidade nos braços, pernas e músculos do core”; os rallies e os intervalos entre eles se assemelham a um treinamento intervalado, com efeito já comprovado no sistema cardiovascular; a prática desses esportes reduz a perda da capacidade de reação (que conforme o aumento da idade diminui), o que contribui em muito para “evitar ferimentos e acidentes de trânsito.”
Tendo em vista os benefícios apresentados pelo texto em relação às capacidades físicas e coordenativas desenvolvidas por meio da prática de Esportes de raquete, explique por meio de um ou mais desses esportes como essas práticas proporcionam benefícios a quatro das seis capacidades apresentadas abaixo:
Equilíbrio
Coordenação
Força
Flexibilidade dos braços, pernas e músculos do core
Treinamento Intervalado (cardiovascular)
Redução da perda da capacidade de reação
Dados suplementares à questão:
Conceitos:
Equilíbrio: Habilidade de manter-se em posturas estáticas, ou atividades dinâmicas em relação à força de gravidade e fazer alterações no corpo quando estiver localizado em várias posições (GALLAHUE, 2008, p. 692).
Coordenação: A capacidade de integrar sistemas motores separados com modalidades sensoriais variadas dentro de um movimento eficiente, como ao de chutar ou driblar uma bola (GALLAHUE, 2008, p. 690).
Força (muscular): A capacidade de o corpo exercer tensão contra uma resistência, que ocorre por meio de diferentes ações musculares (BARBANTI, 2011, p. 203).
Flexibilidade: É a capacidade de realizar movimentos em certas articulações com amplitude de movimento apropriada (BARBANTI, 2011, p. 201).
Treinamento intervalado (cardiovascular): Método de treino caracterizado pela fragmentação do esforço total com pausas de recuperação entre os esforços. O treinamento intervalado permite que o estímulo de movimento tenha maior intensidade por causa das pausas de recuperação, que podem ter a característica de serem completas e incompletas (BARBANTI, 2011, p. 448).
Capacidade de reação: Capacidade de reagir, rápida e corretamente, a determinados estímulos (BARBANTI, 2011, p. 64).
Soluções para a tarefa
Resposta:
Equilíbrio - Ficar equilibrado e ser capaz de mudar rapidamente de direção são a chave para ser bem-sucedido em um encontro de pingue-pongue. Isto é especialmente importante para os idosos pois estimula várias partes diferentes do cérebro.
Coordenação - Ao praticar você melhora a coordenação mão-olho e estimula o estado de alerta mental, isso acontece porque, ao acompanhar a bolinha e ter de reagir rápido a ela, são necessárias agilidade de raciocínio e concentração e estratégia tática. Isso torna o jogo perfeito para os jovens aguçarem seus reflexos, e para as pessoas mais velhas refinarem sua capacidade técnicas.
Treinamento Intervalado (cardiovascular) - Ajuda a promover o emagrecimento, prolonga o tempo de queima calórica, melhora o sistema cardiovascular, melhora a sensibilidade à insulina.
Flexibilidade dos braços, pernas e músculos do core - Melhora do equilíbrio com aumento da força, prevenção de dores e lesões por movimentos compensatórios, melhora na postura geral devido a estabilização de articulações complexas, melhora na coordenação;
diminuição ou fim de dores, como as lombalgias.
Explicação: