ENEM, perguntado por brunofernandesapac, 10 meses atrás

Considere o trecho extraído de Fernandes (2019): ​Por que a Revolução Industrial foi caracterizada como revolução? Vemos a palavra revolução empregada sobretudo em transformações políticas de grande impacto na sociedade, como a Revolução Francesa (1789) ou a Revolução Russa(1917). No caso da Revolução Industrial, o aspecto revolucionário desse fenômeno esteve no âmbito tecnológico, por isso o advento da indústria e da produção mecanizada, ocorrido na Inglaterra do século XVIII principalmente a partir da invenção da máquina a vapor por James Watt, em 1760, caracterizou-se como revolução. A principal característica da Revolução Industrial foi a criação do sistema fabril mecanizado, isto é, as fábricas passaram da simples produção manufaturada para a complexa substituição do trabalho manual por máquinas. Essa substituição implicou na aceleração da produção de mercadorias, que passaram a ser produzidas em larga escala. Essa produção em larga escala, por sua vez, exigiu uma demanda cada vez mais alta por matéria-prima, mão de obra especializada para as fábricas e mercado consumidor. Tal exigência implicou, por sua vez, também na aceleração dos meios de transporte de pessoas e mercadorias. Era necessário o encurtamento do tempo que se percorria de uma região à outra para escoar os produtos. Disponível em: . Acesso em 28. Ago. 2019. O trecho descrito por Fernandes (2019) cria uma discussão acerca da aceitabilidade do termo "Revolução" ao período inaugural da Idade Contemporânea, no final do século XVIII e início do Século XIX. Sobre este assunto e sua ligação com a Segurança do Trabalho, avalie as afirmações: I - A "revolução" descrita no enunciado também se estendeu à Segurança do Trabalho, pois havia muita consciência sobre os danos que as máquinas poderiam causar sobre os trabalhadores. Deste modo, o período em questão transcorreu com extrema paz, sem maiores danos à força de trabalho. II - Uma das consequências da serialização produtiva advinda da Revolução Industrial foi a ampliação dos riscos ergonômicos, gerando, ao extremo, lesões por esforço repetitivo e ainda, acidentes de trabalho. III - Os acidentes de trabalho e mesmo o absenteísmo não eram tratados com sua devida importância, até mesmo por quê a Segurança do Trabalho, como área da ciência, era um tema em desenvolvimento. Ao longo do tempo, dada a gravidade das situações, alguns países começaram a lidar com o tema de forma mais incisiva, criando seus primeiros mecanismos legais ligados à Segurança do Trabalho. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: I e II, apenas. Alternativa 3: I e III, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II, III.

Soluções para a tarefa

Respondido por miriandejesussantosm
5

Resposta:

alternativa 4

Explicação:


brunofernandesapac: como vc sabe que e a 4
Respondido por EduardoPLopes
8

I é falsa. Nesta época a segurança do trabalho não era algo visto como fundamental ou que tinha muita atenção, sendo os acidentes no trabalho relativamente comuns.

II é verdadeira, de modo que o modo de produção causava danos físicos (tanto pela repetição quanto pela exposição a riscos, nem sempre conhecidos, associados com o maquinário).

III é verdadeira, sendo os trabalhadores visto na época como "descartáveis" e os acidentes como "coisa natural".

É correta a alternativa 4.

Perguntas interessantes