Considere o trecho abaixo (Carlos Drummond de Andrade): — Eu queria saber é quem está no aparelho. — Ah, sim. No aparelho não está ninguém. — Como não está, se você está me respondendo? — Eu estou fora do aparelho. Dentro do aparelho não cabe ninguém. — Engraçadinho! Então, quem está ao aparelho? — Agora melhorou. Estou eu, para servi-lo? Marque o par de verbos com problema de regência idêntico ao do texto: Escolha uma: a. Meditar num assunto — meditar sobre um assunto. b. Sentar à mesa — sentar na mesa. c. Estar em casa — estar na casa. d. Assistir o doente — assistir ao doente. e. Chamar o padre — chamar pelo padre.
Soluções para a tarefa
Respondido por
25
O par de verbos com problema de regência similar ao do texto está na LETRA B- Sentar à mesa - sentar na mesa .
Entendendo a questão:
O texto nos traz um problema de regência direcionado ao entendimento do verbo estar. Quando o eu-lírico pergunta quem está no aparelho, a pessoa que atende o telefone, entende que o eu-lírico supos que alguém estava dentro do aparelho e retrucou. Mas na verdade, o eu-lírico queria saber quem estava falando com ele, através do aparelho.
Essa mesma confusão na regência pode acontecer com os termos "sentar à mesa" e "sentar na mesa". Sentar na mesa, traz o significado de sentar-se sobre a mesa, enquanto sentar à mesa, traz a ideia de sentar para se alimentar.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Física,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás