História, perguntado por vilmabitirrinha, 3 meses atrás

Considere o texto.
"[Os liberais consideravam que] um Estado federativo seria mais 'natural' do que um Estado centralizado. Contrastando com o autoritarismo imperial, a centralização política e o predomínio de políticos reacionários [conservadores] do Primeiro Reinado, os primeiros anos da Regência apresentam-se como um período de 'avanço liberal'. [Mas depois houve] medidas que permitem a classificação do final do período como sendo uma fase de 'regresso conservador'. A partir de 1838, os dois partidos da classe dominante, conservadores ou regressistas, liberais ou progressistas, estavam de acordo que somente a monarquia plena podia levar o país a superar definitivamente a crise política e as manifestações 'regionalistas' das classes oprimidas. As duas tendências partidárias representavam apenas facções políticas das classes dominantes, sem profunda diferença ideológica. (...) Foram os liberais que assumiram a campanha da maioridade antecipada de D. Pedro II. Fato este que se explica apenas pela razão de que eram os conservadores que, nessa altura dos acontecimentos, estavam no poder." (WERNET Augustin O Período Regencial São Paulo Global, 1982, pp 7-20)
A partir do texto acima, responda:
A) Para os liberais o federalismo seria mais 'natural' do que o unitarismo. Explique o que esses políticos queriam com o Estado federativo.
B) De acordo com a situação política, o Período Regencial pode ser dividido em duas etapas sucessivas. Como o autor denomina essas duas etapas?
C) Diga sobre o que o autor está se referindo ao falar das "manifestações 'regionalistas' " e das "classes oprimidas".
D) Explique por que as classes dominantes concordaram em coroar D. Pedro II.
E) Explique por que os liberais tomaram a iniciativa da aprovação da maioridade de D. Pedro II com apenas 14 anos de idade.

por favor me ajude com essa atividade ​

Soluções para a tarefa

Respondido por logabriell07
1

O processo de independência abriu margem para a disputa de setores da elite que no momento de ruptura com a coroa portuguesa viram a oportunidade de reivindicar maior participação nas decisões governamentais.

O que foi o período Regencial:

Trata-se do período  em que o Brasil foi governado por regências, pois o herdeiro ao trono era menor de idade. Trata-se de um período de muita instabilidade política em que o Brasil lidou com diversas revoltas civis.

Esse período termina com o Golpe da Maioridade que leva D.Pedro II aos 14 anos à condição de Imperador do Brasil.

As principais revoltas do período foram:

  • Cabanagem
  • Guerra dos Farrapos
  • Revolta do Malês
  • Sabinada
  • Balaiada

Leia mais sobre o período regencial em: brainly.com.br/tarefa/1255599

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes