ENEM, perguntado por mpkavolt00, 11 meses atrás

Considere o texto abaixo, depois responda o que se pede:

Hall (2011) descreve que o processo de Globalização, ao interconectar as pessoas em diversas partes do mundo, cria um novo modelo de identidade, no qual se deve levar em conta não mais os modelos de uma sociedade organizada entre fronteiras, mas uma sociedade híbrida, multifacetada, transcultural em seus usos, costumes, tradições e concepções da realidade. Afirma Hall: “as identidades nacionais estão em declínio, mas novas identidades – híbridas estão tomando o seu lugar” (2011, p. 69).

Na relação com a religiosidade, esse hibridismo retrata uma realidade muito presente em nosso país, o sincretismo religioso. Nele se constrói uma identidade religiosa híbrida, resultado da fusão ou interpenetração de diferentes religiões, seitas, filosofias, personagens, crenças e visões de mundo, numa mescla harmonizada de diferenças. Para Araújo, “o sincretismo ocorre quando dois ou mais sistemas religiosos se combinam, de modo que ambos deixam de existir como tais e produzem um sistema religioso original” (2008, p.930).

Conforme o que foi exposto acima e considerando os estudos de Cultura Religiosa, assinale a assertiva correta:

A- O hinduísmo é um exemplo clássico de combate ao sincretismo, pois aniquilou as demais religiões minoritárias da Índia e propagou a fé monoteísta em Brahman.

B- A doutrina do budismo tornou possível o sincretismo entre os ensinos de Sidarta Gautama e crenças religiosas ancestrais da Ásia.

C- Confúcio e Lao Tsé desejaram unificar o Japão por meio do ensino dos Cinco Pilares da Fé em Yahweh.

D- Um dos pilares da fé islâmica é a devoção aos deuses árabes ancestrais, que deram origem à linhagem do patriarca Abraão.

E- O Judaísmo é marcadamente averso ao sincretismo, a ponto de proibir a leitura da Torá para pessoas de etnias não-judaicas.


guimaraesanaamelia: qual a alternativa correta?

Soluções para a tarefa

Respondido por guimaraesanaamelia
4

Resposta:

letra B

Explicação:


mpkavolt00: Porquê?
Perguntas interessantes