Artes, perguntado por fabiolagauto, 5 meses atrás

Considere o texto a seguir de Mário de Andrade, extraído de sua obra Pauliceia desvairada :

Belo da arte: arbitrário, convencional, transitório – questão de moda. Belo da natureza: imutável, objetivo, natural – tem a eternidade que a natureza tiver. Arte não consegue reproduzir natureza, nem este é seu fim. Todos os grandes artistas, ora consciente (Rafael das Madonas, Rodin de Balzac, Beethoven da Pastoral, Machado de Assis do Braz Cubas), ora inconscientemente (a grande maioria) foram deformadores da natureza. Donde infiro que o belo artístico será tanto mais artístico, tanto mais subjetivo quanto mais se afastar do belo natural. Outros infiram o que quizerem. Pouco me importa.

ANDRADE, Mário de. Paulicea desvairada. São Paulo: Casa Mayença, 1922, p. 18.

Com base no excerto de Mário de Andrade e a partir do entendimento sobre o belo na Antiguidade Clássica a partir da filosofia platônica, considere as assertivas abaixo:

I. A filosofia platônica relaciona o belo com o metafísico, considerando que a relação de determinação do que é belo está vinculada à aplicação de certas formas, cores e proporções que se adequem à noção inteligível de beleza.
II. Platão estebelece uma função pejorativa para as artes, considerando que ela tende a esconder o verdadeiro e, portanto, mentindo para o ser humano, corrompendo-o. Sob a ótica platônica o verdadeiro conceito de belo só existe no mundo sensível, das ideias. A arte, ao tentar transport esse conceito para o mundo físico, imperfeito, acaba por somente imitar o mundo sensível, e consequentemente, o conceito de belo. É por esse motivo que para Platão a arte é inferior à filosofia.
III. Para Platão a arte só pode se salvar de sua condição de inferioridade por meio da sua submissão às leis do mundo das ideias e à noção do belo, o que estimula os artistas gregos a aprimorarem suas técnicas escultóricas em busca de uma canonização de proporções, medidas e formas de representação humana. Por outro lado, Mário de Andrade acredita que o belo será cada vez mais belo quanto mais se afastar da tentativa de imitar o belo da natureza, afastando-se do conceito platônico de belo e da prática dos artística dos cânones.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
II, apenas.

Alternativa 2:
I e II, apenas.

Alternativa 3:
I e III, apenas.

Alternativa 4:
II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III.


almeidaka10: Alternativa 2:
I e II, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por mustafaahamin
0

Tomando como base as informações fornecidas pelo texto de apoio e a teoria filosófica de Platão à respeito da arte, podemos inferir com segurança que as afirmativas corretas são as afirmativas II e III. Sendo assim, a resposta correta para a questão é a Alternativa 4.

O que diz Platão sobre a arte?

Para o filósofo grego Platão, a arte não poderia representar a realidade uma vez que ela não passa de uma cópia da vida real.

Platão classifica a arte como sendo uma coleção de “meras aparências”, tendo em vista que a arte retrata apenas uma parte do mundo físico em transformação, o qual em si seria uma cópia pobre do original perfeito e imutável. Esse original só poderia ser encontrado no mundo das ideias.

Sendo assim, Platão acreditava que a arte era inferior à filosofia, uma vez que ela corrompe e perverte a realidade, fazendo com que nos apeguemos às coisas erradas.

Aprenda mais sobre Platão em: https://brainly.com.br/tarefa/80258

#SPJ1

Respondido por almeidaka10
0

Resposta: Alternativa 2:

I e II, apenas.

Explicação: correta.

Perguntas interessantes