Considere o seguinte excerto da obra O povo brasileiro, do antropólogo Darcy Ribeiro: Levando em consideração a hipótese do autor, em relação à formação da sociedade brasileira, às dinâmicas sociais e às formas de dominação, é correto afirmar: a) O fortalecimento das elites empresarial, burocrática e eclesiástica se deu num processo de correlação de forças que visaram, num processo histórico de longa duração, a constituir um domínio econômico, a partir do qual as classes inferiores, por não disporem de poder e capital, foram alijadas do processo de dominação. b) A igreja teve papel central na organização da vida colonial e imprimiu um sentido sagrado à dominação por longo tempo. Sua importância em relação à burocracia civil e às elites econômicas no Brasil foi de tal maneira preponderante, que a Inquisição se fez presente como forma de manutenção da ordem e do domínio dos portugueses sobre nativos indígenas e escravos africanos. c) As mudanças sociais que ocorreram no Brasil desde sua colonização produziram um tipo de dominação secular, que associou as elites empresarial, burocrática e eclesiástica a um processo civilizacional intimamente associado a um estado de barbárie, em que as camadas subalternas sempre cumpriram um papel marginal no seu processo emancipação e esclarecimento. d) O objetivo principal da cúpula patricial, toda ela oriunda da metrópole, era formar uma sociedade que fosse capaz de contribuir com a expansão dos limites territoriais da Coroa Portuguesa. Em contrapartida, essas populações nativas teriam o direito ao reconhecimento da cidadania lusitana. e) O autor frisa que, apesar da dominação severa, ainda assim havia algum senso de solidariedade por parte das elites empresarial, burocrática e eclesiástica, sendo esses três grupos sociais responsáveis pela colonização do Brasil e possibilitando que camadas sociais inferiores, o povo, as massas, participassem da construção do país, de sua cultura e de sua unidade como "povo brasileiro".
#UFPR
#VESTIBULAR
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
24
É correta a alternativa C, já que o que Darcy descreve é uma sociedade profundamente injusta, na qual um pequeno estrato social, que representa a sua elite, vive um tipo de sociedade e realidade econômica profundamente distinta daquela das classes dominadas.
Ficou estabelecida no Brasil, deste modo, uma sociedade hierarquizada por classe social, e que discrimina por cor e gênero, na qual as conquistas econômicas, são pagas, com trabalho, pelos grupos dominados e só beneficiam os grupos dominantes.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás