Considere o seguinte caso hipotético: uma planta, ervilha, com sementes amarelas é cruzada com outra planta, com sementes verdes. A geração F1 apresentou 100% de plantas com sementes amarelas. Quando plantas da geração F1 foram cruzadas entre si, obteve-se a seguinte proporção: 75% das plantas com sementes amarelas e 25 % com sementes verdes. Dê o genótipo das plantas parentais, da F1 e da F2.
Soluções para a tarefa
Esse caso hipotético ocorreu, e o responsável por esse cruzamento foi o Gregor Mendel, também conhecido como ''o pai da genética''.
- Mas como foi esse cruzamento ?
Mendel estava analisando as ervilhas de cheiro, e percebeu que algumas delas possuíam a cor amarela e outras possuíam a cor verde. Ele então pegou uma ervilha amarela (VV), e cruzou com uma ervilha verde (vv), desse cruzamento ele encontrou que :
v v
V Vv Vv
V Vv Vv
100% das ervilhas resultantes do cruzamento eram amarelas heterozigotas (Vv), e percebeu que a ervilha verde simplesmente desapareceu dessa nova geração, a qual chamou de F1 (Filial 1), então ele teve uma ideia, pegou essa geração F1 e cruzou com ela mesma, o que gerou o seguinte cruzamento :
V v
V VV Vv
v Vv vv
Para a surpresa dele, a ervilha verde ressurgiu, na segunda geração, a qual ele chamou de geração F2 (Filial 2), portanto, Mendel assumiu que alguma coisa na ervilha amarela era dominante sobre a verde, e como a verde pulou uma geração, ele chamou de recessiva (vem de recesso), com a seguinte proporção, a cada 4 ervilhas, 3 eram amarelas (representadas pelos 2 genótipos heterozigotos Vv e pelo genótipo homozigoto dominante VV), e 3/4 = 75% e 1 era verde (representada pelo genótipo homozigoto recessivo vv) e 1/4 = 25%
Agora podemos determinar o que a questão nos pede :
O genótipo das plantas parentais : VV (homozigota dominante amarela) e vv (homozigota recessiva verde)
O genótipo da F1 : 100 % heterozigotas (Vv)
O genótipo da F2 : 1/4 (25%) vv, 1/2 (50%) Vv, 1/4 (25%) VV