Considere o poema “Trecho de diário”, de Mario Quintana.
Analise a função da linguagem do texto de Quintana.
Soluções para a tarefa
Resposta: possui dois predominantes, a função poética e expressiva.
Explicação:
possui a função poética como o modo em que foi escrito, já a expressiva se predomina pela conversa formada na poesia e o modo de se expressar nos versos.
A linguagem utilizada no texto do autor Mario Quintana, apresenta funções expressivas, e poéticas, ao mesmo tempo. Na função expressiva, o locutor é quem estrutura a mensagem, por meio de uma linguagem verbal, escrita, e falada, e também, por meio da mensagem não verbal. Esta função é descrita, por ser responsável, em identificar os pontos de vista, os sentimentos, as emoções, e as opiniões. Já na função poética, a valorização do texto, ocorre durante o seu desenvolvimento, além disso, o autor realiza uma mistura das figuras de linguagem, e das palavras.
Funções Expressivas e Poéticas Principais Características
A função expressiva, também conhecida como emotiva, é quando o locutor, ou emissor, é o foco principal. O locutor é quem desenvolve a mensagem, através de uma linguagem verbal escrita, ou falada, e também, através da mensagem não verbal. Esta função é responsável, por poder identificar diferentes pontos de vista, sentimentos, emoções, e opiniões.
Na função expressiva, é possível encontrar a primeira pessoa que pertence ao discurso, ou seja, o “eu”, é bem evidente. Alguns exemplos, do uso desta função são: cartas pessoais, diários, poemas líricos, e artigos sobre opinião.
Já na função poética, o texto é valorizado durante a estruturação, o autor realiza uma mistura de figuras de linguagem, palavras, expressão do eu-lírico, exploração dos sentimentos, e dos sentidos, entre outros. Esta função é usualmente encontrada nos textos literários, principalmente em poemas, que destacam a subjetividade, com maior frequência.
Veja mais sobre Linguagem no link abaixo:
https://brainly.com.br/tarefa/51244773
#SPJ2