Considere o fragmento da seguinte letra de canção: A minha alma (A paz que eu não quero), de o rappa: “A minha alma tá armada e apontada. Para cara do sossego! Pois paz sem voz, paz sem voz. Não é paz é medo !”. A letra escrita por Marcelo Yuka diz que “paz sem voz não é paz, é medo”. Com base no que estudamos neste capitulo, os versos dessa canção estão mais de acordo com as ideias de Hobbes ou com as de Rousseau? Explique.
Soluções para a tarefa
A música de Marcelo Yuka está de acordo com a teoria de Rousseau.
Para Rousseau, a desigualdade é socialmente criada e convencionada, enquanto as diferenças entre os indivíduos advêm da natureza.
Jean-Jacques Rousseau, ao abordar a desigualdade em duas esferas: a natural e a social, aponta que a diferença natural advém por intermédio do sexo, da força, da idade, da estatura e etc.
Já a desigualdade social, que é foco dos estudos de Rousseau, acontece na sociedade de modo quase que consensual, pois tais diferenças reais são naturais.
Assim, para Rousseau, os homens são felizes no estado de natureza, mas o que corrompe o homem é a vida social, à medida que é na sociedade que os homens competem entre si e são arrogantes quando são detentores de conhecimentos.
A noção de progresso deturpa o viver bem em sociedade e tira do homem a noção de felicidade constituída no estado de natureza.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/41130591