Considere o fragmento a seguir da obra Linhagens do Estado Absolutista, do historiador inglês Perry Anderson: O resultado [do surgimento do Estado Absolutista] foi um deslocamento da coerção político-jurídica para cima, em duração a um vértice centralizado – O Estado Absolutista. Antes diluída no nível da aldeia, a coerção passou a se concentrar no nível nacional. (...) um aparato de poder régio reforçado, cuja função política permanente era a repressão das massas camponesas e plebeias na base da hierarquia social. (ANDERSON, 2016, p.20)
Argumente a respeito do surgimento do Estado Absolutista e do lugar das classes socias donas de terra em sua constituição.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
O historiador marxista Perry Anderson foi pioneiro na elaboração de um novo estudo sobre este tema oferecendo-lhe novas interpretações.
Anderson argumenta que Marx e Engels conduziram suas pesquisas empíricas de forma a incorrer em alguns erros analíticos sobre a natureza do absolutismo.
De qualquer modo, o autor não desqualifica o materialismo histórico como método de análise, mas o reformula. O olhar sobre a "luta de classes" permanece, portanto, como o foco principal que conduz a análise.
Explicação:
Perguntas interessantes