A revolta dos operários contra a burguesia começou pouco depois do início do desenvolvimento da indústria e atravessou diversas fases. [...] O operário vivia na miséria e na indigência e via outros que gozavam de situação melhor. A sua razão não conseguia compreender por que era precisamente ele que tinha que sofrer nestas condições, ele que fazia bem mais pela sociedade do que um rico ocioso. ENGELS, Friederich. A situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Global, 1986. p. 242. De acordo com o livro-base , as desigualdades entre o proletariado e a burguesia no período da Revolução Industrial ocasionaram uma série de reações por parte dos trabalhadores. Quais das alternativa abaixo explica o que foram os Trade Unions
A) Movimento de trabalhadores que invadiam fábricas.
B) Associações de trabalhadores de caráter assistencialista que deram origem aos sindicatos.
C) Movimento inglês que tinha como um de seus objetivos garantir os direitos da burguesia.
Soluções para a tarefa
Resposta: B) Associações de trabalhadores de caráter assistencialista que deram origem aos sindicatos.
Explicação: As Trade Unions eram um tipo de organização operária surgida no século XIX que eventualmente evoluíram para aquilo que hoje chamamos de sindicatos.
Em termos linguísticos, trade union equivale, basicamente, ao termo sindicato em inglês. A expressão inglesa ficou tão conhecida pois foi justamente nos países falantes de língua inglesa (Inglaterra e Estados Unidos) que a classe proletária cresceu ao ponto de que tais organizações políticas fossem largamente adotadas.
Eles surgiram no século XIX, as mais antigas da década de 1810, e foram historicamente moldadas de acordo com pensamentos de origem e aspecto socialista. Assim como os sindicatos, buscavam defender os direitos dos trabalhadores através da organização de greves e conscientização de classe.