História, perguntado por luizoficial, 4 meses atrás

Considere o excerto abaixo:

“Na década de setenta, no auge do fenômeno soul, [...] críticos começaram a argumentar que o mito nacionalista de um Brasil racial e culturalmente harmonioso ofuscava uma realidade subjacente que era muito mais semelhante ao estilo do racismo dos Estados Unidos do que a maioria dos brasileiros gostaria de admitir. Desde então, muitos acadêmicos têm argumentado que a natureza enganadora do racismo brasileiro talvez tenha sido ainda mais perniciosa do que o racismo no estilo americano, pois neutralizou possibilidades de “consciência racial” e política racial ao estilo do Movimento por Direitos Civis nos Estados Unidos, e até hoje dificulta a realização de programas de ação afirmativa nos moldes daquele país. Para muitos estudiosos engajados na crítica ao racismo brasileiro, o Black Rio, com suas referências raciais ao estilo norte-americano, foi um tônico para o mal-estar racial no Brasil. As identidades negras contestatórias que emergiram dos bailes soul representaram um breve momento de consciência racial — uma consciência longamente prejudicada por mitos da democracia racial e fracos movimentos raciais no Brasil.”
Fonte: A LBERTO, P. L. Quando o Rio era black: Soul music no Brasil dos anos 70. História: Questões & Debates, Curitiba, volume 63, n.2, jul./dez. 2015, Editora UFPR, p. 46.


Sobre a importância da Soul music no Brasil e do movimento Black Rio, é correto afirmarmos que:
Alternativas
Alternativa 1:
O soul no Brasil esteve restrito a diversão não ganhando conotações políticas e identitárias entre a população afrodescendente por aqui.

Alternativa 2:
O soul era um estilo musical e, portanto, a serviço de entretenimento, não sendo aderido por movimentos políticos como o Movimento Negro no Brasil.

Alternativa 3:
Aqui no Brasil a moda não aderiu, como nos EUA, as características próprias que serviam para identificar os integrantes de movimentos negros, como o Black Rio por exemplo.

Alternativa 4:
O soul perdeu suas características de diversão no Brasil, passando a se fazer só em músicas que defendessem a causa política do movimento negro, ou Movimento Black Rio.

Alternativa 5:
O Soul no Brasil por meio do Black Rio uniu diversão e conscientização, passando a ser um meio importante para a superação do racismo no país, em que a união de uma estética identitária do negro dava tons políticos a uma luta pela causa black e o orgulho negro.

Soluções para a tarefa

Respondido por ygorteles21
10

Resposta:

alternativa 5 ou E como preferir

Explicação:


ksantoslima: Alternativa 5 conforme 5º aula conceitual
Respondido por xmaggiemarquesx
5

Com base no texto e a influência exercida pela Soul Music na população negra brasileira, sabe-se que além de ser um meio de diversão também foi responsável pela conscientização dessa população sobre questões raciais. Portanto, a alternativa 5 é a correta.

Características da Soul Music

  • É caracterizado por um gênero musical que teve sua origem nas comunidades afro-americanas dos EUA entre os anos 50 e 60, faziam uma combinação entre os elementos do jazz, r&b e música gospel.
  • Foi responsável por influenciar movimentos de direitos civis, antirracistas e antiguerra, além de fazer com que a palavra "soul" tivesse um novo significado nos Estados Unidos, passando a ser usado para coisas que fossem criadas ou fizessem referencias as pessoas negras.
  • No Brasil, foi importante para que gerasse além de divertimento para os negros a conscientização, o que fazia com que movimentos como o orgulho negro e a causa black fossem se intensificando.

Entenda mais sobre a Soul Music aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/46727252

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes