Psicologia, perguntado por priscilamatos198991, 10 meses atrás

Considere o excerto abaixo extraído do livro texto de nossa disciplina.

Diversas publicações científicas têm mostrado evidências “de que o envolvimento religioso está favoravelmente associado a indicadores de bem-estar psicológico, incluindo a satisfação na vida, a felicidade, menor frequência de depressão e de utilização de drogas” (Cultura Religiosa, p. 43).

Tendo em mente a tipologia proposta por Augustus Nicodemos ao refletir sobre a relação entre ciência e fé, o texto acima expressa uma abordagem caracterizada como:
conflito.
adaptação.
nova síntese.
compartimentalismo.
complementarismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por gminformaticaa
0

Resposta:

Priscila matos, tudo bem?

Voce conseguiu a resposta desta questão?

Estou precisando tambem haha, se puder me passar se conseguiu, agradeço.

Obrigado!

Explicação:

Respondido por baumgratzkalleo
1

Resposta: Conflito

Explicação:

no livro disponibilizado pelo professor de cultura religiosa, na pagina 43 explica que:

Buscamos, nesse capítulo, traçar um breve panorama histó-

rico dos diferentes tipos de relação existentes entre religião e

ciência, fé e saúde, medicina e espiritualidade. Vimos que, nas

origens da humanidade, não havia distinção funcional entre

as duas áreas, sendo que as funções médica e religiosa eram

exercidas quase sempre pela mesma pessoa. Os conflitos entre

religião e ciência, tal como conhecemos hoje, são produto da

modernidade. Ian Barbour e Augustus Nicodemus são autores

que propuseram tipologias com diferentes modelos de relação

entre ciência e religião, que vão desde o conflito aberto até

a integração. É possível perceber, porém, que há indícios de

uma aproximação gradativa no campo da pesquisa médica

no sentido de ver na fé, na espiritualidade e na religiosida-

de elementos positivos para a saúde integral do ser humano.

Também abordamos, mesmo que brevemente, o fenômeno da

possessão, vendo-o como um dos exemplos para uma análise

multi e interdisciplinar de um fenômeno que possui interfaces

tanto na religião quanto na ciência.

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