Português, perguntado por claudemirsampai, 1 ano atrás

Considere o anúncio de cosmético a seguir, divulgado na revista Cláudia (1996) e assinale a alternativa correta quanto à função da linguagem predominante. Hoje você é uma uva. Mas cuidado, uva passa. (Cláudia, ago.1996) ALTERNATIVAS Emotiva. Conativa/apelativa. Fática. Poética. Metalinguística. Referencial. Responder


claudemirsampai: Poética.
helenmichels: Conativa/apelativa - resposta já corrigida na atividade.

Soluções para a tarefa

Respondido por waltercaminha
10
Olá, Claudemir, tudo bem? Vou te ajudar nessa questão:

Há seis diferentes funções da linguagem: referencial, emotiva, poética, fática, conativa/apelativa e metalinguística.

A função referencial prioriza a informação, não envolvendo subjetividade e emoções. Por exemplo, a função referencial predomina em livros didáticos e jornais.

A função emotiva prioriza emoções, transmitindo sentimentos e subjetividades. É muito comum em poesia, diários e cartas, por exemplo.

A função poética preocupa-se com a maneira como a mensagem será passada, trabalhando o sentido conotativo das palavras. É a função predominante de obras literárias.

A função fática prioriza a relação entre os interlocutores. É muito comum em diálogos com diversas saudações, discursos e conversas ao telefone.

A função conativa ou apelativa tem o intuito de convencer seu interlocutor. É muito utilizada em discursos políticos e propagandas, especialmente com o uso dos verbos no imperativo.

A função metalinguística fala sobre o uso da própria linguagem, ou seja, é o uso do código para falar sobre o próprio código. É muito comum em gramáticas e dicionários, por exemplo.

Assim, podemos concluir que a função predominante no anúncio da Claudia é a função poética, já que o autor buscou trabalhar o sentido das palavras de forma conotativa, preocupando-se em como a mensagem seria transmitida.

vandabendo: Eu acredito que seja conativa ou apelativa por q se trata de um anuncio... ele está tentando convencer o leitor a usar o produto utilizando como argumento a analogia da "pele enrugada" com a "uva passa".
waltercaminha: Oi, Vanda, tudo bem? A função conativa prioriza o uso de verbos no imperativo, o que é realmente bem comum em anúncios. podemos lembrar do famoso "Compre Batom!" como um ótimo exemplo. Entretanto, não há verbos no imperativo aqui, e o autor buscou fazer um jogo de palavras pra causar um determinado efeito, o que é característico da função poética.
Respondido por leandrosmalloufx18
0
Acredito que seja POÉTICA
Perguntas interessantes