Considere dois corpos de massas iguais, isolados termicamente. O primeiro tem calor especifico 0,6 cal/g°C e está a 30°C, o segundo está inicialmente a 70°C. Determine o calor especifico do segundo para que o conjunto atinja o equilíbrio em 40°C.
AJUDEM POR FAVOR
Soluções para a tarefa
Após realizar os cálculos, conclui-se que o calor específico do segundo corpo é 0,2 cal/g°C.
A questão trata sobre Trocas de Calor. A transferência de calor ocorre por consequência da diferença de temperatura, que gera um desequilíbrio térmico, com isso, o corpo de maior temperatura cede calor para o de menor temperatura até que eles cheguem ao equilíbrio térmico, ou seja, a temperatura final dos corpos será a mesma.
Dessa forma, podemos dizer que o somatório de todas as transferências de calor envolvidas em um sistema é igual a zero, pois a quantidade de calor que um corpo cede deve ser a mesma quantidade para o que recebe. Assim, podemos escrever a equação da seguinte forma:
∑Qenv = 0
ou seja,
Q1 + Q2 = 0
Onde Q₁ é o calor do corpo 1 e Q₂ é o calor do corpo 2.
No caso dessa questão, não foi informado que há uma mudança de fase do líquido, assim, como o corpo mantém o mesmo estado físico, utilizaremos o calor específico, descrito na Equação 1 abaixo:
(Equação 1)
Com isso, utilizaremos os dados fornecido pela questão:
Dessa forma, podemos substituir os valores na Equação 1:
Portanto, o calor específico do segundo corpo é 0,2 cal/g°C.
Acesse mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/54110120
https://brainly.com.br/tarefa/54131127
https://brainly.com.br/tarefa/54130852