Considere as seguintes substituições propostas para diferentes trechos do texto: I. "o número a que chegasse" (L. 14-15) = o número a que alcançasse.II. "Lembro o orgulho" (L. 18) = Recordo-me do orgulho. III. "coisas que deixamos de fazer" (L. 28-29) = coisas que nos descartamos. IV. "não há mais bondes" (L. 31) = não existe mais bondes. A correção gramatical está preservada apenas no que foi proposto ema) I. b) II. c) III. d) II e IV. e) I, III e IV
#FUVEST
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra b) II.
Vamos aos dados/resoluções:
Analisando todas as alternativas veremos que A II está correta de acordo com as normas gramaticais, logo:
Para I, temos o verbo "alcançar" sendo usado de maneira incorreta, uma vez que não é possível ser caracterizado como transitivo indireto.
Para II, o verbo "recordar" foi utilizado corretamente, utilizando tanto o pronome oblíquo (me) e a preposição (de) para caracterizar o Verbo Transitivo Indireto Pronominal que ele é.
Para III, "coisas que nos descartamos" possui um problema com o pronome oblíquo "nos". Tal pronome, normalmente, é usado como objeto direto e torna o período confuso, deixando parecido com uma voz reflexiva.
E finalizando com IV, existe um problema com a concordância, uma vez que o sujeito do verbo "existir" deveria ser "bondes". Logo, a frase deveria ser "não existem mais bondes".
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)