Matemática, perguntado por ShinyComet, 5 meses atrás

Considere as seguintes funções:
f(x)=k\sin(2x)\quad,\;k\in\mathbb{R}
g(x)=k\cos(x)\quad,\;k\in\mathbb{R}

Destas funções, sabe-se que:
D_f=D_g=\left[-\dfrac{\pi}{2}\;;\;\dfrac{\pi}{2}\right]

Sabe-se ainda que, num referencial ortonormado do plano, os pontos A, B e C são resultado da interseção dos gráficos destas funções, sendo A o ponto de menor abcissa e C o ponto de maior abcissa.
Estes 3 pontos formam um triângulo retângulo em B.

Determine, sem recorrer a uma calculadora, o valor de k.

Soluções para a tarefa

Respondido por SubGui
4

Olá, boa noite.

Dadas as funções f(x)=k\cdot\sin(2x) e g(x)=k\cdot\cos(x),~k\in\mathbb{R}, sabe-se que seus domínios \mathcal{D}_f e \mathcal{D}_g são iguais ao intervalo \left[-\dfrac{\pi}{2},~\dfrac{\pi}{2}\right].

Os pontos de intersecção A,~B e C são tais que f(x) = g(x), logo fazemos:

k\cdot\sin(2x)=k\cdot\cos(x)

Lembre-se que \sin(2x)=2\cdot\sin(x)\cdot\cos(x). Se k\neq0, vale que:

k\cdot2\cdot\sin(x)\cdot\cos(x)= k\cdot\cos(x)\\\\\\ 2\sin(x)=1

Divida ambos os lados da igualdade por um fator 2

\sin(x)=\dfrac{1}{2}

Calcule o arcoseno de ambos os lados da igualdade

\arcsin(\sin(x))=\arcsin\left(\dfrac{1}{2}\right)\\\\\\ x= \dfrac{\pi}{6}+2\cdot n\cdot \pi,~n\in\mathbb{Z}.

Veja que os valores de x que pertencem aos domínios das funções são tais que:

-\dfrac{\pi}{2}\leq \dfrac{\pi}{6}+2n\pi \leq \dfrac{\pi}{2}

Subtraindo \dfrac{\pi}{6} em ambos os lados das desigualdades, temos:

-\dfrac{2\pi}{3}\leq 2n\pi \leq \dfrac{\pi}{3}

Divida ambos os lados das desigualdades por um fator 2\pi

-\dfrac{1}{3}\leq n\leq \dfrac{1}{6}

O único valor inteiro que satisfaz estas desigualdades é n=0, dessa forma um dos pontos de intersecção destas funções tem abscissa x=\dfrac{\pi}{6}.

Calculando o valor de qualquer uma das funções neste ponto, teremos:

f\left(\dfrac{\pi}{6}\right)=g\left(\dfrac{\pi}{6}\right)=k\cdot\dfrac{\sqrt{3}}{2}

Os outros dois pontos podem ser encontrados nos extremos do intervalo. Note que ao substituírmos x=-\dfrac{\pi}{2} e x=\dfrac{\pi}{2} nas funções, teremos:

f\left(-\dfrac{\pi}{2}\right)=k\cdot\sin\left(2\cdot\left(-\dfrac{\pi}{2}\right)\right)=k\cdot\sin(-\pi)=0\\\\\\f\left(\dfrac{\pi}{2}\right)=k\cdot\sin\left(2\cdot\dfrac{\pi}{2}\right)=k\cdot\sin(\pi)=0\\\\\\ g\left(-\dfrac{\pi}{2}\right)=k\cdot\cos\left(-\dfrac{\pi}{2}\right)=0\\\\\\ g\left(\dfrac{\pi}{2}\right)=k\cdot\cos\left(\dfrac{\pi}{2}\right)=0

Dessa forma, determinamos que os pontos de intersecção destas funções são: \left(-\dfrac{\pi}{2},~0\right),~\left(\dfrac{\pi}{6},~k\cdot\dfrac{\sqrt{3}}{2}\right) e \left(\dfrac{\pi}{2},~0\right).

Sabemos que, num referencial ortonormado do plano (isto é, um plano cujos vetores \hat{i} e \hat{j} são ortogonais e tem a mesma norma), o ponto A é o de menor abscissa, C é o de maior abscissa e o triângulo formado ao unir estes pontos é retângulo em B.

De acordo com os cálculos feitos acima, resta que os pontos serão A=\left(-\dfrac{\pi}{2},~0\right), B=\left(\dfrac{\pi}{6},~k\cdot\dfrac{\sqrt{3}}{2}\right) e C=\left(\dfrac{\pi}{2},~0\right).

Então, utilizaremos o produto escalar de dois vetores para calcular o valor de k.

O segmento de reta que une os pontos A e B é \overline{AB}, em que \overline{AB}=B-A, tal como o segmento de reta que une os pontos B e C.

A diferença entre dois vetores é igual a outro vetor cujas componentes são a diferenças das componentes destes vetores. Assim, temos que:

\overline{AB} = \left(\dfrac{\pi}{6},~k\cdot\dfrac{\sqrt{3}}{2}\right)-\left(-\dfrac{\pi}{2},~0\right) = \left(\dfrac{2\pi}{3},~k\cdot\dfrac{\sqrt{3}}{2}\right)

\overline{BC} = \left(\dfrac{\pi}{2},~0\right)-\left(\dfrac{\pi}{6},~k\cdot\dfrac{\sqrt{3}}{2}\right) = \left(\dfrac{\pi}{3},\,-k\cdot\dfrac{\sqrt{3}}{2}\right)

Dado que o triângulo \triangle{ABC} é retângulo em B, os vetores que determinam os segmentos \overline{AB} e \overline{BC} são ortogonais. Logo, vale que o produto escalar \left<\overline{AB},~\overline{BC}\right>=0.

O produto escalar de dois vetores é igual a soma dos produtos respectivos de suas coordenadas: \left<(x_0,~y_0),~(x_1,~y_1)\right>=x_0\cdot x_1+y_0\cdot y_1, então:

\left<\left(\dfrac{2\pi}{3},~k\cdot\dfrac{\sqrt{3}}{2}\right),~ \left(\dfrac{\pi}{3},\,-k\cdot\dfrac{\sqrt{3}}{2}\right)\right>=0\\\\\\ \dfrac{2\pi}{3}\cdot\dfrac{\pi}{3}+k\cdot\dfrac{\sqrt{3}}{2}\cdot\left(-k\cdot\dfrac{\sqrt{3}}{2}\right)=0\\\\\\ \dfrac{2\pi^2}{9}-\dfrac{3k^2}{4}=0

Some  \dfrac{3k^2}{4} em ambos os lados da igualdade

\dfrac{3k^2}{4}=\dfrac{2\pi^2}{9}

Divida ambos os lados da igualdade por um fator \dfrac{3}{4}

k^2=\dfrac{8\pi^2}{27}

Calcule a raiz quadrada em ambos os lados da igualdade.

k=\pm\sqrt{\dfrac{8\pi^2}{27}}\\\\\\ k =\pm~\dfrac{2\pi\sqrt{2}}{3\sqrt{3}}

Estas são as soluções para o valor de k que buscávamos. Observe a imagem em anexo. Os pontos A,~B e C formam um triângulo retângulo em B.

Anexos:
Perguntas interessantes