Considere as seguintes configurações eletrônicas dos átomos dos elementos químicos genéricos (X,
Y, Z, T e V), no estado fundamental:
Soluções para a tarefa
A) O elemento que apresenta a maior energia de ionização é T, pois a energia de ionização cresce de baixo para cima e da esquerda para direita, e o elemento T (Neônio) é o que está mais a direita de todos os citados. A afinidade eletrônica cresce no mesmo sentido da energia de ionização, mas o gases nobres não entram nessa relação por terem o octeto, portanto, o elemento T é o que possui menor afinidade eletrônica.
B) V+<Z2+=T. O raio atômico cresce de cima para baixo e da direita para a esquerda, ou seja, quanto mais elétrons tiver um átomo, maior será o seu raio.V+ possui 8 elétrons, e Z2+ e T possuem 10 elétrons.
C) A eletronegatividade cresce no mesmo sentido que a energia de ionização, porém o gases nobres devem ser desconsiderados, portanto, o elemento V é o mais eletronegativo.
Entendido?
Resposta:
a) X -> maior energia de ionizaçao; Y -> menor energia de afinidade
b) todos tem o mesmo
Explicação:
A letra A quem tem maior energia de ionização é o X, pois ele tem menos camadas e está a mais direita possível na tabela, pois ele é o elemento Hélio. E a com menor afinidade é o Y, pois é o que está mais a esquerda na tabela (elemento cálcio) e também é o com a maior camada (4).
A resposta anterior está errada, pois disse que o neonio tem maior energia de ionização por estar mais a direita e acima na tabela, no entanto esse é o hélio.
E ele provavelmente esqueceu que a questao pediu o que tem a menor afinidade, ou seja o que está mais a esquerda, e se o nêonio é um dos elementos que precisa de mais energia de ionização, logo ele é um dos mais a direita e acima na tabela, sendo assim nao pode ser o com menos energia de afinidade.
A letra b todos vão acabar com o mesmo nível e a mesma quantidade de életrons:
V- = 1s²2s²2p⁶, pois ele ganhou 1 életron
Z+2 = 1s²2s²2p⁶, pois ele perdeu 2 életrons da camada 3
T = já estava estável e nao houve mudanças
A letra C é a da resposta anterior