Considere as seguintes afirmações referentes às normas atuais da ABNT: I – A expressão et al. serve para dizer que o livro tem mais de três autores. II – Nas referências de livros emprega-se negrito no título e no subtítulo da obra. III – Obras de responsabilidade coletiva são referenciadas iniciando-se pelo nome da entidade em caixa alta (letras maiúsculas). Por exemplo: BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Relatório geral. Rio de Janeiro, 1985.
Soluções para a tarefa
Olá.
A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) define um conjunto de regras/normas com o intuito de padronizar a formatação textual.
Transcrevo as alternativas abaixo, justificando-as adequadamente.
I – A expressão et al. serve para dizer que o livro tem mais de três autores.
Correto. A intenção é abreviar, citando que há mais autores “além do principal” (que é o citado na referência).
II – Nas referências de livros emprega-se negrito no título e no subtítulo da obra.
Incorreto. O negrito deve ser aplicado apenas no título. O subtítulo deve manter-se sem alterações especiais.
III – Obras de responsabilidade coletiva são referenciadas iniciando-se pelo nome da entidade em caixa alta (letras maiúsculas). Por exemplo: BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Relatório geral. Rio de Janeiro, 1985.
Incorreto. São os sobrenomes/nomes dos autores que devem estar no início da referência, em caixa alta. No caso, a “Biblioteca Nacional” pode ser colocada na posição da editora (que é depois dos sobrenomes/nomes, títulos/subtítulos, detalhes da versão).
Está correta apenas a primeira asserção.
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos