Considere as informações abaixo:
Suponha que você, enquanto o analista dispõe das seguintes informações para calcular os coeficientes betas das empresas A, B e C, respectivamente: (1) covariância entre os retornos dos ativos e retorno do ativo de mercado 15%, 5% e 2,5%; (2) variância do retorno do ativo de mercado, σ(RM)= 5,00%. A partir dos dados apresentados, avalie as afirmações abaixo:
--- I - Com base nos dados os betas das empresas são: bA = 3,0; bB = 1,00; bC = 0,5.
---II - Os ativos são mais arriscados nesta ordem: bA = 3,0 > bC = 1,5 > bB = 1,00, ou seja, o retorno de A reage subindo (descendo) a taxa de retorno em 3% quando o ativo de mercado varia em 1,%, o B em 1,00% e o C em 1,5%.
---III. Os betas calculados captam o grau de exposição de cada empresa ao risco não sistemático ou risco específico de cada empresa.
É correto o que se afirma em:
---I, II e III.
---II e III, apenas
---I e II, apenas
---I, apenas.
---III, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
afirmações I e II são verdadeiras.
Explicação:
I - Cálculo do beta dos ativos
O quadro 1 apresenta cálculo dos betas dos ativos A, B e C.
Quadro 1: Betas estimados para as empresas A, B e C.
Fórmula3.PNG
Fonte: Elaborado pelo autor.
II- Indicação do grau de risco dos ativos
Os ativos são mais arriscados nesta ordem: bA = 3,0 > bB = 1,00 e bC = 0,5, ou seja, o retorno de A reage subindo (descendo) a taxa de retorno em 3% quando o ativo de mercado varia em 1,%, o B em 1,00% e o C em 0,5%.
III. Beta como medida de exposição ao risco da empresa.
Os betas calculados captam o grau de exposição de cada empresa ao risco sistemático, ou seja, risco que afeta todas as empresas e não o risco não sistemático ou risco específico de cada empresa.