Considere as asserções sobre a concepção popperiana de ciência (assinale as alternativas corretas):
( )A falsificabilidade é uma característica fundamental da ciência. Assim, uma teoria deve ser abandonada quando for falsificável.
( )O que diferencia a ciência da não-ciência é a possibilidade de a primeira postular hipóteses testáveis empiricamente. A possibilidade de realizar testes indica que a teoria pode eventualmente ser falsificada.
( )A lógica de investigação científica indutiva, que pressupõe uma inferência a partir de enunciados singulares para enunciados universais, é a mais eficiente para testar as teorias.
( )Os critérios de falsificabilidade e de verificabilidade são equivalentes, ou seja, testar se uma teoria é falsa é o mesmo que verificá-la.
( )A falsificabilidade é uma característica fundamental da ciência. Assim, uma teoria deve ser abandonada quando for constatada sua falsidade.
Soluções para a tarefa
Sobre a concepção popperiana de ciência:
( F ) A falsificabilidade é uma característica fundamental da ciência. Assim, uma teoria deve ser abandonada quando for falsificável.
Para Popper a ciência é uma atividade de conjecturas e refutações. O funcionamento da ciência consiste na criação de hipóteses que devem ser testadas empiricamente.
Quanto mais falsificável for uma teoria, melhor ela é. O grau de falsificabilidade de um enunciado pode depender de diversos fatores, como a sua precisão, ousadia, grau de risco, generalidade, clareza de seus termos.
( V ) O que diferencia a ciência da não-ciência é a possibilidade de a primeira postular hipóteses testáveis empiricamente. A possibilidade de realizar testes indica que a teoria pode eventualmente ser falsificada.
( F ) A lógica de investigação científica indutiva, que pressupõe uma inferência a partir de enunciados singulares para enunciados universais, é a mais eficiente para testar as teorias.
O método da indução parte de uma inferência de enunciados particulares, ou experimentos, aos enunciados universais, tais como as hipóteses ou teorias e para Popper, jamais poderemos passar de enunciados singulares para universais com a certeza da verdade.
Não interessa, segundo Popper, como o cientista chegou à um enunciado, mas é necessário testá-la logicamente, e esse teste é dedutivo, pois parte de um enunciado que se pretende seja uma lei universal.
( F ) Os critérios de falsificabilidade e de verificabilidade são equivalentes, ou seja, testar se uma teoria é falsa é o mesmo que verificá la.
Para Popper, uma proposição poderia ser considerada verdadeira ou falsa não a partir de sua verificabilidade, mas sim a partir da sua refutabilidade ou falseabilidade.
As teorias que não oferecem possibilidade de serem refutadas por meio da experiência não são ciência. Uma teoria científica deve oferecer possibilidade de refutação.
( V ) A falsificabilidade é uma característica fundamental da ciência. Assim, uma teoria deve ser abandonada quando for constatada sua falsidade.
Bons estudos!