considere as asserções à seguir em relação à Educação de Jovens e Adultos (EJA):
|- A EJA deve desenvolver um trabalho diferenciado diferente daquele que se desenvolve com crianças no ensino fundamental;
||- Um adulto pode ser analfabeto e, ao mesmo tempo, ser, de certo modo, letrado;
|||- A EJA deve proporcionar aos educandos pertencentes aos segmentos menos favorecidos da população a experiência de saber o que é ter direitos.
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A primeira afirmativa é consensualmente considerada como verdadeira, pois a educação deve adaptar-se ao público que requer a educação, de modo que ela é feita de um modo para o público infantil e de outro para o público adulto no EJA.
A segunda afirmativa também é verdadeira, pois o processo de letramento, neste caso, é compreendido como um processo anterior à alfabetização, de modo que alguém pode não saber operar completamente todos os símbolos da escrita, o que o tornaria alfabetizado, mas sabe operar alguns , o que o tornaria letrado.
A terceira afirmativa depende de uma concepção política, mas é geralmente tida como verdadeira. Em uma concepção de escola como a de Paulo Freire, por exemplo, educar é educar para os direitos sociais, de modo que aqueles que não receberam educação não sabem que tem direitos, de modo que o educando no EJA aprenderá que possui direitos e quais direitos possui.
Alguém que proponha uma escola que é supostamente neutra, sem influência da política, diria que esta alternativa, contudo, é falsa.
Estão corretas, do ponto de vista de Freire, as afirmativas I, II e III.
A segunda afirmativa também é verdadeira, pois o processo de letramento, neste caso, é compreendido como um processo anterior à alfabetização, de modo que alguém pode não saber operar completamente todos os símbolos da escrita, o que o tornaria alfabetizado, mas sabe operar alguns , o que o tornaria letrado.
A terceira afirmativa depende de uma concepção política, mas é geralmente tida como verdadeira. Em uma concepção de escola como a de Paulo Freire, por exemplo, educar é educar para os direitos sociais, de modo que aqueles que não receberam educação não sabem que tem direitos, de modo que o educando no EJA aprenderá que possui direitos e quais direitos possui.
Alguém que proponha uma escola que é supostamente neutra, sem influência da política, diria que esta alternativa, contudo, é falsa.
Estão corretas, do ponto de vista de Freire, as afirmativas I, II e III.
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