Considere as afirmativas sobre a música modernista no Brasil:
I. Influenciou e foi influenciada pela música europeia, que passava por um processo de transformação intensa, principalmente quanto à estrutura harmônica.
II. O modernismo brasileiro do início do século XX procurou manter uma estética nacionalista fundamentada em um romantismo tardio, essencialmente tonal.
III. Villa-Lobos utilizou em suas obras elementos mais próximos do estilo de Debussy, Bartók e Stravinsky, que afetam a estrutura harmônica e primam por elementos estranhos, violentos, estridentes e fortes.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
Escolha uma:
a. I e II
b. I e III
c. todas
d. II e III
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A afirmativa correta é a letra d. II e III.
1. Falso. A presença do modernismo no Brasil buscou uma arte genuinamente brasileira, fugindo dessa forma de todas as influências europeias artísticas.
2. Correta. O modernismo no Brasil, pode ser evidenciado como aquele que apresenta, entre outros aspectos, a ideia de um romantismo tardio, essencialmente tonal.
3. Verdadeiro. O uso de elementos estranhos, segundo a sociedade, pode ser justificada pela busca da realização de críticas à antiga influência europeia na arte brasileira.
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