Considere amostras de 1 g de cada uma das seguintes substâncias: eteno (C2H4), monóxido de carbono (CO) e nitrogênio (N2). Essas três amostras (A) apresentam a mesma quantidade, em mol, de moléculas. (B) apresentam a mesma quantidade, em mol, de átomos. (C) apresentam ligações covalentes polares. (D) são de substâncias isômeras. (E) são de substâncias simples.
Soluções para a tarefa
ALTERNATIVA CORRETA LETRA A.
RESOLUÇÃO:
Primeiro, precisa-se calcular a massa molecular de cada uma das moléculas, Então:
C₂H₄ = 2×12 + 4×1 = 28 g/mol
CO = 1×12 + 1×16 = 28 g/mol
N₂ = 2×14 = 28 g/mol
Para fazer esse calculo com intenção de obter a massa molecular é preciso saber qual a massa atômica de cada elemento que será calculado.
Portanto para saber a do C₂H₄ eu precisei saber a massa atômica dos elementos Carbono (C) e do Hidrogênio (H) pois são os únicos elementos presentes na molécula. Então suas massas atômicas são respectivamente: 12 e 1.
Da mesma forma para o CO e o N₂ que são C = 12, O = 16 e N = 14. Com esses dados em mãos basta multiplicarmos o valor da massa atômica pela quantidade de moléculas que temos de cada elemento (se não houve nenhum número significa dizer que há apenas 1).
Finalmente resolvendo: as três moléculas apresentam a mesma massa molar, consequentemente terão a mesma quantidade de moléculas, em mol, em 1 g da substância.
Espero ter ajudado!
Resposta:
letra a) apresentam a mesma quantidade, em mol, de moléculas.
Explicação: