Considere a situação a seguir:
O gestor buscando maior competitividade, eficiência e eficácia em seus processos, produtos e serviços, compara a prática da sua empresa com seus concorrentes. Ao constatar problemas com seu desempenho, busca diagnosticar as falhas e construir soluções, que podem envolver decisões programadas e não programadas. Quando se depara com decisões muito complexas, compreende que é necessário otimizar os processos de análise organizacional de modo a corrigir falhas, aprimorar estratégias e disseminar o conhecimento da organização entre seus colaboradores.
Agora, faça a relação do enunciado com as ferramentas de gestão institucional, abaixo:
I. Benchmarking
II. Reengenharia.
III. Learning Organization.
IV. Processos de Tomada de Decisão.
Trata(m)-se de ferramenta(s) utilizada(s) pelos gestores no enunciado:
Alternativas
Alternativa 1:
I, somente.
Alternativa 2:
I e II, somente.
Alternativa 3:
II e III, somente.
Alternativa 4:
I, II e III, somente.
Alternativa 5:
I, III e IV, somente.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta da questão é a I, III e IV, somente.
O Benchmarking envolve ações saudáveis de comparação entre empresas que visa ao estímulo e à implementação de boas práticas, numa tentativa de otimizar os processos organizacionais e obter os melhores resultados.
O processo de tomada de decisão, assim como as suas etapas de prospecção, concepção e de tomada de decisão propriamente dita, envolve também as decisões programadas e não programadas, sendo que estas últimas são as que mais exigem do decisor, em termos de análise.
O conceito de Learning Organization (Aprendizagem Organizacional) é um conceito que envolve o aprendizado constante e variável da organização e de todos os seus colaboradores, além da transmissão de conhecimentos, com vistas à melhoria contínua e ao aprimoramento de estratégias.
Espero ter ajudado!