Considere a seguinte situação fictícia:
Vemos constantemente o verde e o meio ambiente serem usados para atrair a atenção das pessoas com a finalidade de vender grandes edifícios nas áreas centrais de cidades que possuem espaços verdes, avenidas amplas e arborizadas. Acostumado a transitar a pé pelo centro de seu município, o morador de uma cidade arborizada, como a citada anteriormente, foi surpreendido quando se deparou com a retirada/corte de uma árvore sadia, frondosa, que produzia sombra no cruzamento de duas das mais importantes avenidas centrais. Ele percebeu que o comércio em frente à árvore, que foi derrubada, era recém-inaugurado e constatou que a árvore de grande porte foi cortada porque impedia visualizar com nitidez a bela fachada da loja.
A partir da leitura do texto, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1:
O dono da loja que retirou a árvore agiu de modo adequado, pois a derrubada de árvores independentemente de secas ou doentes, nas vias públicas, é permitida sem autorização prévia.
Alternativa 2:
A legislação ambiental vigente permite a remoção da arborização urbana desde que o causador da degradação seja comerciante e tenha como objetivo expor o seu comércio.
Alternativa 3:
Entre retirar uma árvore plantada na calçada e separar o lixo doméstico no cotidiano, vemos que a conscientização ambiental está presente somente na ação de separação do lixo.
Alternativa 4:
No que tange a retirada da arborização urbana em vias públicas, é certo que não há prejuízo algum à população, pois o arvorado não é um bem do povo, mas sim da prefeitura municipal.
Alternativa 5:
Deve haver harmonia entre necessidades humanas e preservação ambiental, pois uma árvore que seja, não é uma mercadoria descartável, é um patrimônio ambiental indispensável para a vida na Terra.
Soluções para a tarefa
Sobre o tema verde e meio ambiente como fatores de atração do consumidor, a alternativa correta é: 5) Deve haver harmonia entre necessidades humanas e preservação ambiental, pois uma árvore que seja, não é uma mercadoria descartável, é um patrimônio ambiental indispensável para a vida na Terra.
Esse fato mostra que houve uma real necessidade para a retirada da árvore no espaço urbano. No entanto, a retirada da árvore deve ser comunicada ao Poder Público, e não pode acontecer simplesmente por mera vontade do comerciante.
Nesse sentido, a retirada da árvore se justifica pela necessidade de visualização da fachada do empreendimento comercial.
Por fim, vale destacar que é preciso haver uma harmonia entre as reais necessidades humanas e a preservação dos recursos naturais para as próximas gerações.
Sonhe, mas trabalhe duro!