Considere a seguinte situação fictícia. Moacir é síndico de um grande condomínio em São Paulo. Recentemente, ele recebeu uma reclamação deixada num papel na porta de seu apartamento. A carta anônima relatava a indignação de um dos moradores em relação ao uso coletivo do elevador. O condômino se dizia afrontado em compartilhar esse espaço com o que ele chamou de "pessoas de cor". Moacir imediatamente providenciou avisos para fixar no elevador, com os seguintes dizeres: "é vedada, sob pena de multa, qualquer forma de discriminação em virtude de raça, sexo, cor, origem, condição social, idade, porte ou presença de deficiência e doença não contagiosa por contato social, no acesso aos elevadores deste edifício". A partir da situação hipotética acima e dos conhecimentos abordados no Material Digital, assinale a resposta correta
Soluções para a tarefa
Acredito que sua pergunta completa seja esta:
" Moacir é síndico de um grande condomínio em São Paulo. Recentemente, ele recebeu uma reclamação deixada num papel na porta de seu apartamento. A carta anônima relatava a indignação de um dos moradores em relação ao uso coletivo do elevador. O condômino se dizia afrontado em compartilhar esse espaço com o que ele chamou de “pessoas de cor”. Moacir imediatamente providenciou avisos para fixar no elevador, com os seguintes dizeres: “é vedada, sob pena de multa, qualquer forma de discriminação em virtude de raça, sexo, cor, origem, condição social, idade, porte ou presença de deficiência e doença não contagiosa por contato social, no acesso aos elevadores deste edifício”.
A partir da situação hipotética acima e dos conhecimentos abordados no Material Digital, assinale a resposta correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Moacir deveria se eximir de quaisquer respostas aos atos contrários à diversidade, destinando-os às instituições competentes, dadas como únicas instâncias capazes de tratar tais situações.
Alternativa 2:
O síndico, ao fixar avisos em prol dos direitos dos variados grupos sociais, considerou o caráter ético-democrático de igualdade, no qual toda sociedade moralmente estruturada deveria ser baseada.
Alternativa 3:
Colocar avisos nos elevadores é uma medida desnecessária, uma vez que os grupos, em sua totalidade, têm seus direitos legais garantidos e se encontram formal e igualmente inclusos na sociedade.
Alternativa 4:
Do mesmo modo que fez Moacir, é inadequado conceber a cidadania, atuante no combate à discriminação e na garantia dos direitos constitucionais, como um tema de interesse social, visto que se trata de um fenômeno recente.
Alternativa 5:
Conhecer os limites impostos à prática da cidadania, como a propagação do racismo em elevadores e em outros espaços, significa ignorar possíveis falhas nos parâmetros éticos que permeiam a relação entre os indivíduos, governos e demais instituições. "
De acordo com o enunciado, a resposta mais condizente seria a Alternativa 2.
Um Exemplo de Igualdade
O síndico demonstrou claramente que se importa com a igualdade no que se diz respeito a sexo, raça, origem, cor, condição social, origem, porte ou presença de deficiência, idade e portadores de doenças não contagiosas, isso faz com que Moacir possa servir de exemplo, não só para os moradores do condomínio do qual atua como zelador como também de todos que o virem como exemplo de tal feito e possa se espelhar nele.
Uma sociedade moralmente estruturada, neste caso, pode ser definida como uma sociedade onde não há preconceitos e as pessoas podem se tratar com total e absoluto respeito valorizando a existência de seu semelhante.
Para saber mais sobre Igualdade, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/6460460
#SPJ4
Resposta:
II
Explicação:
O síndico, ao fixar avisos em prol dos direitos dos variados grupos sociais, considerou o caráter ético-democrático de igualdade, no qual toda sociedade moralmente estruturada deveria ser baseada.
Explicação: