Considere a seguinte situação fictícia.
A empresa farmacêutica Farmácia e Cia, presente no mercado de fármacos há 1 ano, fabrica e comercializa remédios para enxaqueca e outras doenças como pressão alta e epilepsia. Com forte marketing digital no mercado passa confiabilidade e segurança acerca de seus medicamentos, no entanto, poucos testes são realizados porque a empresa visa crescimento rápido no mercado. O local não tem licença para fabricação dos remédios. Além disso, os medicamentos eram acondicionados e manuseados de forma irregular. Recente investigação provou que placebos eram vendidos como remédios para diversos tratamentos sem o paciente ter conhecimento. O responsável técnico se pronunciou informando que a empresa é composta por cientistas renomados e confiáveis. Na mesma semana um homem, comprador dos medicamentos da empresa Farmácia e Cia foi acometido de ataque epilético e atropelado enquanto atravessava a rua. A família, ciente da investigação, entrou com processo exigindo a interdição da empresa alegando que a ciência e seriedade inexistem no local.
A partir do caso fictício leia as alternativas a seguir e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1:
O estudo de caso demonstra que o marketing da empresa e os anos de mercado são suficientes para a credibilidade, pois as empresas que investem em marketing digital informam com veracidade.
Alternativa 2:
O acondicionamento das medicações, os poucos testes realizados e a comercialização somente de placebos foram informados nas mídias aos consumidores pelo marketing da empresa.
Alternativa 3:
A empresa Farmácia e Cia foi acometida de notícias falaciosas acerca de seus medicamentos, pois as provas encontradas são insuficientes para colocar em risco a vida de pessoas.
Alternativa 4:
O caso demonstra que a empresa utilizou o marketing para promover medicamentos de forma ilegal e sem comprovações científicas, prestou informações falsas e omitiu informações acerca dos remédios de epilepsia.
Alternativa 5:
Os compradores dos medicamentos da empresa Farmácia e Cia não tiveram nenhum problema relacionado à eficácia das medicações e não houve problemas relatados.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 4
Explicação:
A empresa vendia, que tinha apenas 1 ano de mercado, medicamentos sem ter licença de fabricação, porém, usou o marketing digital para passar uma imagem de confiabilidade e segurança a respeito de seus medicamentos. De forma que prestou informações falsas e omitiu informações a respeito do medicamento de epilepsia.
Resposta:
Resposta correta é a Alternativa 4.
Explicação:
Alternativa 1:
O estudo de caso demonstra que o marketing da empresa e os anos de mercado são suficientes para a credibilidade, pois as empresas que investem em marketing digital informam com veracidade. Errada, pois o texto não retrata que o marketing informou com veracidade.
Alternativa 2:
O acondicionamento das medicações, os poucos testes realizados e a comercialização somente de placebos foram informados nas mídias aos consumidores pelo marketing da empresa. Errada, pois o texto relatou a omissão dessas informações pela empresa.
Alternativa 3:
A empresa Farmácia e Cia foi acometida de notícias falaciosas acerca de seus medicamentos, pois as provas encontradas são insuficientes para colocar em risco a vida de pessoas. Errada, pois o texto mostra que a empresa está sendo investigada e um cliente foi afetado pela ineficácia da medicação.
Alternativa 4:
O caso demonstra que a empresa utilizou o marketing para promover medicamentos de forma ilegal e sem comprovações científicas, prestou informações falsas e omitiu informações acerca dos remédios de epilepsia. Correta, pois a empresa utilizou do marketing digital para passar informações falsas sobre os testes e fabricação das medicações.
Alternativa 5:
Os compradores dos medicamentos da empresa Farmácia e Cia não tiveram nenhum problema relacionado à eficácia das medicações e não houve problemas relatados. Errada, pois no texto foi relatado que um cliente foi afetado.