História, perguntado por fabiodedeusrjbozqd0r, 10 meses atrás

Considere a seguinte situação:

Em uma turma do terceiro ano do ensino médio, a professora da disciplina de História trouxe um senhor para participar de suas aulas sobre o tema “Ditadura Civil-Militar no Brasil”. Em 1964, quando da instalação deste regime político, ele tinha 25 anos e decidiu participar dos movimentos de resistência ao governo militar. A intenção da docente era que ele relatasse aspectos relacionados a este período histórico e especialmente que trouxesse informações sobre os movimentos de oposição e combate ao regime político em questão. Na aula subsequente à participação deste convidado, a referida professora fez uma averiguação para identificar aquilo que os alunos compreenderam do relato oral. Em sua abordagem também apontou algumas confusões do depoente, no caso, para com certas datas, nomes e fatos. E, por fim, indicou aos alunos as emoções que a narrativa dos fatos provocaram ao mesmo.

Considerando tal experiência em sala de aula, analise as afirmativas abaixo:

I.Tratou-se de uma experiência pedagógica que fez uso daquilo que nominamos de “fontes orais”. Essas foram pedagogicamente utilizadas para uma maior compreensão dos fatos relacionados ao tema “ditadura civil-militar no Brasil”.
II.Tal experiência foi pedagogicamente indevida. Acontece que as fontes orais, uma vez que são constituídas por memórias que também são falhas, então, não servem ao conhecido do passado.
III. A atitude da professora em convidar uma pessoa para compor o seu plano de aula sobre o tema ditadura civil-militar no Brasil, foi proveitosa. Acontece que o documento oral possibilita um conhecimento totalmente verídico sobre o passado.
IV. A decisão da professora de corrigir equívocos do depoente e de mediar sua fala foi uma decisão pedagógica acertada. Ao fazer um trabalho crítico da fonte oral, a mesma permitiu que o passado fosse compreendido a partir daquilo que este o foi, mas também a partir das representações construídas sobre os fatos.
V. Trazer um convidado para falar sobre uma questão histórica é extremamente oportuno. Ainda que o professor precise retificar certas falas e chamar a atenção dos educandos para certas subjetividades, essa é uma oportunidade para que os alunos percebam que a história é feita de sujeitos comuns como ele.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativa 1: II e III.
Alternativa 2: III e IV.
Alternativa 3: IV e V.
Alternativa 4: I, II e III.
Alternativa 5: I, IV e V.


Marquei Alternativa 5: I, IV e V.

Soluções para a tarefa

Respondido por realtonerpr
9

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativa: 5

I, IV e V.

Respondido por RonaldoMarcelo
6

Resposta correta é I,  IV, V. Atenativa

Perguntas interessantes