ENEM, perguntado por luiscacauterra5508, 10 meses atrás

Considere a passagem abaixo:
A substituição do reino do dever ser, que marca a filosofia anterior, pelo reino do ser, da realidade, leva Maquiavel a se perguntar: como fazer reinar a ordem, como instaurar um Estado estável? O problema central de sua análise política é descobrir como pode ser resolvido o inevitável ciclo de estabilidade e caos. Ao formular e buscar resolver esta questão, Maquiavel provoca uma ruptura com o saber repetido pelos séculos. Trata-se de uma indagação radical e de uma nova articulação sobre o pensar e fazer política, que põe fim à ideia de uma ordem natural eterna. A ordem, produto necessário da política, não é natural, nem a materialização de uma vontade extraterrena, e tampouco resulta do jogo de dados do acaso. Ao contrário, a ordem tem um imperativo: deve ser construída pelos homens para se evitar o caos e a barbárie, e, uma vez alcançada, ela não será definitiva, pois há sempre, em germe, o seu trabalho em negativo, isto é, a ameaça de que seja desfeita.
(SADEK, Maria Tereza. Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtù. In: WEFFORT, Francisco (org.). Clássicos da política, vol. 01. São Paulo: Ática, 2001. p. 17-18.)
Considerando o argumento de Maria Tereza Sadek, em seu texto intitulado Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtù, é correto afirmar:
a) Os estudos de Maquiavel sobre o reino do ser na política levam em consideração a tradição idealista de Platão, Aristóteles e São Tomás de Aquino e rejeitam as interpretações de historiadores antigos, como Tácito, Políbio, Tucídides e Tito Lívio.
b) Em sua obra, Maquiavel coloca em relevo a dimensão efetivamente social, histórica e política das relações humanas, explicitando que sua regra metodológica implica o exame da realidade tal como ela é e não como se gostaria que ela
fosse.
c) A política, segundo Maquiavel, tem correspondência com as ideias inatistas, ou seja, de que os indivíduos são
predestinados a um tipo de condição que lhes é inerente, não havendo possibilidade de mudança ou qualquer outra forma
de alterar as estruturas de poder, por ele denominada de "maquiavélicas".
d) Segundo Sadek, ao formular uma explicação sobre essa questão, Maquiavel não rompeu com os paradigmas que
fundavam a política de seu tempo, por conseguinte, favorecendo a perpetuação de tiranias nos séculos XV e XVI.
e) Para Maquiavel, o problema central da política foi a democracia, e sua construção implicava o fortalecimento de governos
descentralizados, o que aproximava seus estudos de liberais como John Locke e Thomas Hobbes.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
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No texto, Maquiavel trata sua obra em relevo em razão da efetivação social, histórica e política das relações humanas, pois sua regra metodológica implicaria em examinar a realidade tal qual ela se apresenta, não como se gostaria que ela fosse.

Os movimentos empíricos de análise da sociedade surgiram majoritariamente a partir do século XIX, após a Revolução Industrial, porém não se exclui da análise outros autores anteriores.

A alternativa correta é a B.

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