Considere a imagem a seguir: Caracterize o cinismo no período helenístico e explique o destaque dado aos cães na pintura que Jean-Leon Gerome fez do filósofo Diógenes de Sinope.
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
O Cinismo surgiu em Atenas e apesar de ter sido Antístenes o criador de suas principais teses, é impossível falar de cinismo sem falar de Diógenes de Sinope, o maior expoente do cinismo.
O supremo ideal na filosofia Cínica era o bastar-se a si-mesmo, o não ter necessidade de nada: a autarquia, a apatia, a indiferença e desprezo do prazer eram fundamentais na vida do cínico.
O cínico diz o que pensa a todos e junto com a liberdade de palavra, Diógenes proclamou a liberdade de ações, como método para conduzir à liberdade e à virtude e, portanto, à felicidade.
Diz-se que Diógenes perambulava pelas ruas na mais completa miséria tomando por moradia um barril, que representa o quão pouco os homens precisam para viver.
Dizia que os animais, os cães, indicavam ao cínico o modo de viver: um viver sem metas, sem necessidade de casa e de morada fixa e sem o conforto das comodidades oferecidas pelo progresso.
Bons estudos!