considere a evolução ocorrida na Idade Média para a época Moderna. O Sacro Império Romano poderia ser considerado um Estado no sentido moderno da expressão? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Devido ao seu caráter supranacional, o Sacro Império Romano nunca se tornou um estado-nação ou um estado moderno; ao contrário, manteve um governo monárquico e uma tradição imperial.
O Império Romano mantinha uma organização monárquica e corporativa, liderada por um imperador e pelos estados imperiais com muito poucas instituições comuns. O poder do Império não estava apenas nas mãos do imperador romano germânico, dos eleitores dos príncipes ou de um grupo de pessoas como a Dieta Imperial; portanto, o Império não pode ser entendido como um Estado federal ou uma confederação.
Resposta:
O Estado Moderno é compreendido a partir da presença constante de um povo, presente em um território, e organizado por meio de um poder político soberano e independente (soberania). Assim, há grande dificuldade em identificar um verdadeiro Estado Medieval. Com efeito, o que se verifica nessa época é a existência de diversas sociedades políticas fragmentadas, com múltiplos centros de poder e, até mesmo, fronteiras pouco definidas.
Explicação:
A ausência de uma autoridade centralizada e a multiplicidade de ordens jurídicas diferentes confirma que na Idade Média a dominação era mais carismática do que racionalizada. No caso do Sacro Império Romano, havia grande dificuldade em identificar a presença de um poder político soberano, já que o imperador se sujeitava à Igreja e nem sempre havia respeito das decisões pelas instâncias inferiores.