Considerando-se o impacto ambiental eocupacional na geração de riscos para a audiçãonos dias de hoje, as perdas auditivas adquiridasrepresentam um problema de saúde pública, o queexige seu pleno reconhecimento por intermédiode sistemáticas notificações que permitam propormedidas preventivas e instrumentos de vigilânciaepidemiológica. Nesse contexto, o Programa dePrevenção de Perdas Auditivas prevê como medidasA o estabelecimento de audiograma de referênciade todos os trabalhadores, a realização deacompanhamento audiométrico e a identificaçãode indivíduos que necessitem ser encaminhadospara tratamento.B o mapeamento do ruído, a indicação das áreasde risco de ruído e aviso de alerta; o controledo ruído, a proteção da audição, a educação, otreinamento e o gerenciamento audiométrico.C a recomendação do protetor auditivo circumauricular e(ou) de inserção para proteçãodo sistema auditivo contra níveis de pressãosonora superiores ao estabelecido na NormaRegulamentadora nº 15.D o rodízio de função, o rodízio de máquinas, aimplantação de pausas, a redução da exposição aruídos, a mudança de função.E a modificação ou substituição de equipamentoque cause alteração física na origem, reduzindoos níveis sonoros que chegam aos ouvidos dotrabalhador.
#ENADE
Soluções para a tarefa
O Programa de Prevenção de Perdas Auditivas tem uma importante função social e de saúde: contribuir para a melhoria nas condições de vida das pessoas, em qualquer ambiente, de forma a permitir o usufruto contínuo e prolongado da audição saudável.
Dentre suas propostas podemos identificar uma série de medidas que podem ser tomadas para auxiliar neste processo. Entre estas medidas estão a localização dos locais em que existem ruídos, o que pode auxiliar na compreensão dos locais em que áreas de risco podem existir. Além disso, o controle dos ruídos que possam ser reduzidos é, também um dos focos do PPPA.
O uso da ferramenta pedagógica é também uma ótima arma nessa batalha, o que ajuda a conscientizar sobre a importância de se proteger a audição. O treinamento efetivo garante uma melhor prevenção. Somado a isso, o gerenciamento audiométrico bem aplicado fornece uma ótima maneira de averiguar e corrigir problemas que ainda possam existir.
Está correto, portanto, o que se afirma em:
B. o mapeamento do ruído, a indicação das áreas de risco de ruído e aviso de alerta; o controle do ruído, a proteção da audição, a educação, o treinamento e o gerenciamento audiométrico.