Filosofia, perguntado por ms1105274, 10 meses atrás

Considerando que vivemos em uma caverna, quais seriam as crenças que mais aprisionam a nossa sociedade?

Soluções para a tarefa

Respondido por henriquec1001
164

Considerando que vivemos em uma caverna,  as crenças que mais aprisionam a nossa sociedade são a ignorância e falta de busca ao conhecimento.

Sendo exatamente isso que é retratado no Mito da Caverna, onde as pessoas adotam uma verdade universal e não buscam conhecimento, de forma a quando uma pessoa mostra algo diferente, elas a eliminam.

O que mostra uma realidade social, de forma as pessoas que são ignorantes e não buscam conhecimento tendem a ser aprisionados em suas cavernas, de forma a não dar espaço para novos ideais.

Bons estudos!


jessicacabeca84642: obrigada ajudou bastante
jessicacabeca84642: obrigada ajudou bastante
Respondido por vchinchilla22
3

Considerando que vivemos em uma caverna, as crenças que mais aprisionam a nossa sociedade seriam aquelas relacionadas ao desconhecido ou falta de conhecimento, como por exemplo:

  • Medo de sair da caverna e ser atacada por um animal.
  • Medo de sair sem saber se existe algum outro lugar seguro para ficar.
  • A ideia de que nessa caverna se vive melhor que fora dela.
  • Não querer saber as infinitas possibilidades de experiências que existem fora dessa caverna.

O mito da caverna é uma metáfora sobre o conhecimento humano, representado como luz que ilumina as sombras, e essas são a metáfora da ignorância e do medo.

Os seres ocultos naquela caverna são incapazes de questionar a realidade aparente à sua frente (as sombras), então seu conhecimento do mundo é reduzido a uma projeção minúscula da realidade.

Diante do testemunho do novo e do externo (o que existe além de seu mundinho), eles sucumbem à ignorância e preferem silenciar esse novo saber e permanecer nas sombras.

Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/28764430

Anexos:
Perguntas interessantes