Geografia, perguntado por jessicasourebelde, 10 meses atrás

considerando que o IDH, baseia-se em três indicadores, que são fundamentais para o crescimento das nações. Descreva sobre cada um desses e, opine sobre a situação dos mesmo no Brasil.​

Soluções para a tarefa

Respondido por joaodias22
2

Atualmente, o cálculo do IDH é efetuado a partir de três aspectos principais da população: renda, educação e saúde. Assim, quanto mais esses três aspectos apresentarem melhorias, melhor será o IDH da localidade em questão. É claro que esse índice possui limitações, pois não considera outros fatores, como a sustentabilidade, a distribuição de renda e outros importantes elementos sociais.

No quesito saúde, para o cálculo do IDH, considera-se a expectativa de vida, no sentido de que esse fator observa o quão “longa e saudável” é a vida das populações. Já no âmbito da educação, é avaliado o índice de alfabetização de adultos e também os níveis de escolarização da população em geral. Já o fator “renda” apresenta o foco no padrão de vida e é medido pelo PIB per capita, que seria o Produto Interno Bruto dividido pela população, além do PPC (Paridade do Poder de Compra), que executa os cálculos no sentido de excluir as diferenças entre a valorização das diferentes moedas dos países.

IDH baixo: reúne todos os países que apresentam IDH abaixo de 0,500.

IDH médio: países com IDH entre 0,500 e 0,799.

IDH alto: países com desenvolvimento humano entre 0,800 e 0,899.

IDH muito alto: países cujo índice encontra-se igual ou acima de 0,900.

portanto, o Brasil está no IDH médio com apenas 0,699. atualmente ocupa o 73° lugar no ranking mundial.

espero ter ajudado, se conseguir coloque como melhor resposta, me ajuda muito

Perguntas interessantes