Português, perguntado por Anigre, 1 ano atrás

Considerando que o contato com literatura infantil propicia uma interação maior na sala de aula, com a participação dos alunos, elabore um texto dissertativo: Como o professor, através de leituras significativas, pode contribuir para favorecer a cultura da paz e da solidariedade na escola?

Soluções para a tarefa

Respondido por priscilaemirela
6
Através da leitura podemos tornar uma sociedade mas justa e mais letrada.
Hoje ouvimos muitas vezes os professores reclamarem do desinteresse dos alunos pela leitura. Existem vários fatores que contribuem para esse fato, por exemplo, os alunos preferem ler revistas, muitos não tem uma biblioteca em casa, outros preferem cinema, tv e rádio, isso sem contar com outras atividades tão freqüentes hoje em dia como sair para jogar futebol com os amigos ou jogar videogame.

Com todas estas atividades, os livros acabam ficando esquecidos ou são usados somente se a pessoa não tiver nenhuma outra atividade em mente.

A literatura infantil começou no século XVIII. Nessa época a criança começava, efetivamente, a ser vista como criança. Antes, ela participava da vida social adulta, inclusive usufruindo da sua literatura.

As crianças da nobreza liam os grandes clássicos e as mais pobres liam lendas e contos folclóricos (literatura de cordel), muito populares na época.

Como tudo evolui, esse tipo de literatura também evoluiu para atingir ao público infantil: os clássicos sofreram adaptações e os contos folclóricos serviram de inspiração para os contos de fadas.
Respondido por nilidis
0

Resposta:

Explicação:

Olá, tudo bem?

O exercício é sobre produção de texto

Primeiramente a leitura deve ser incentivada. Porque será que é tão difícil fazer as crianças lerem? Não é difícil fazer crianças e adolescentes lerem, Harry Potters que o digam, mas o diferencial está na qualidade da escrita, faltam bons escritores ou bons escritores não são publicados.

A culpa será do marketing que se faz sobre livros de outros países ou não temos mesmo jeito na escrita?

A adolescência da arte no Brasil, no período da ditadura, que era só protesto, já passou e a arte deve ser considerada como um negócio. Ser escritor deve ser uma profissão assim como ser médico ou advogado.

Enquanto isso os professores tentam encantar as crianças nas escolas com os livros que tem. Nunca ouvi falar de um evento  que reunisse escritores infantis e professores para que eles trocassem figurinhas e tornassem as coisas mais fáceis.

Fácil não é, ou o livro prende a atenção da criança ou ela fica se mexendo e atrapalhando os que estão ouvindo.

Livros que falem de paz e solidariedade geralmente são muito melados, não tem um gosto assim de "A menina que roubava livros", são românticos demais, cheio de heróis que não tem uma única distorção de comportamento e no fundo  ficam dando lição de moral.

Acredito que exista livros que não sejam como a maioria que eu mencionei e que os professores os encontrem e não usem aqueles livros como se todas as crianças fossem águas mornas.

Através da leitura aprendemos muitas coisas, aprendemos o que escrevi aqui hoje e o que escreverei amanhã. A paz e a solidariedade precisam urgentemente de ajuda. Espero que os escritores se lembrem disso.

Saiba mais sobre produção de texto, acesse aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/25090185

Sucesso nos estudos!!!

Anexos:
Perguntas interessantes