Considerando os aspectos abordados na Unidade III sobre a avaliação e intervenções psicopedagógicas em casos de Discalculia, assinale a alternativa INCORRETA.
a.
Por tratar-se de um transtorno do neurodesenvolvimento que envolve comprometimentos no funcionamento cerebral, as intervenções precisam ser constantes, específicas para cada caso e realizadas por longo período de tempo, para que as dificuldades sejam minimizadas.
b.
É importante que estas intervenções valorizem o contexto do paciente/aluno utilizando números de seu cotidiano, levando-o a compreender as vantagens obtidas por conhecer os números e estabelecer relações com eles.
c.
Como a discalculia não está relacionada a deficiência intelectual, as dificuldades apresentadas correspondem, de forma predominante, às ações que envolvem a utilização de números e do raciocínio lógico matemático; desta forma, os alunos podem demonstrar ótimo desempenho em outras áreas de conhecimento.
d.
O diagnóstico de discalculia deve ser feito apenas pelo psicopedagogo, dispensando as intervenções de outros profissionais, pois trata-se de um transtorno que compromete somente aspectos escolares.
e.
Um importante recurso/estratégia a ser utilizado com pacientes/alunos com Discalculia é o caderno quadriculado, que facilita a organização das escritas numéricas e organização de algoritmos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta: Alternativa d
Explicação: O diagnóstico de discalculia deve ser feito por uma equipe multidisciplinar e considerar a exclusão de aspectos como deficiência intelectual ou comprometimentos nos
órgãos do sentido, oferta adequada de oportunidades de aprendizagem dos conceitos matemáticos e ausência de dificuldades emocionais
Perguntas interessantes