Considerando o contexto do ensino de língua portuguesa, em relação a alfabetização dentro de uma abordagem construtivista, analise as seguintes afirmativas quanto à veracidade (verdadeiro ou falso) das asserções. No construtivismo a maneira de construir o saber é muito ampla, incluindo realmente as ideias de descobrir, inventar, redescobrir, criar; sendo que aquilo que se faz é tão importante quanto o como e porque fazer. Isto acontece por que: no construtivismo o sujeito tem um papel passivo no processo de aprendizagem. Assinale a alternativa correta: a. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. B. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. C. As duas asserções são proposições falsas, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. D. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira. E. Tanto a primeira asserção quanto a segunda são proposições falsas
Soluções para a tarefa
A resposta que melhor expressa características do construtivismo é letra "a", já que a primeira afirmação é, de fato, verdadeira, e a segunda é falsa.
O que é o construtivismo
O construtivismo é um modelo educacional desenvolvido nos anos 1920, a partir dos estudos do suíço Jean Piaget e do bielorusso Lev Vygostky.
No âmbito do modelo construtivista, o aluno assume o protagonismo no porcesso de aprendizagem, o qual é dividido com o professor, contrariando o modelo de educação tradicional segundo o qual o professor ocupava um lugar de superioridade hierárquica.
No construtivismo, o processo de aprendizagem é, inclusive, mais importante do que uma eventual nota de exame, pois valoriza-se, também, a trajetória mental, o processo cognitivo a a autoavaliação.
Mais sobre construtivismo: https://brainly.com.br/tarefa/52819937
#SPJ4