ENEM, perguntado por Juliacristinaa2270, 1 ano atrás

Considerando o contexto do ensino de língua descrito notexto acima, analise o seguinte enunciado.O uso de "teto" em lugar de tétano não deve serconsiderado desconhecimento da línguaporqueesse uso revela a gramática interna da aluna.Assinale a opção correta a respeito desse enunciado.A As duas asserções são proposições verdadeiras, e asegunda é uma justificativa correta da primeira.B As duas asserções são proposições verdadeiras, masa segunda não é justificativa correta a primeira.C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e asegunda é uma proposição falsa.D A primeira asserção é uma proposição falsa, e asegunda é uma proposição verdadeira.E Tanto a primeira asserção como a segunda sãoproposições falsas.

#ENADE

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
6

O uso de "teto" em lugar de tétano não deve ser considerado desconhecimento da língua

Correto. De fato, não é possível afirmar que a aluna desconhece a língua. Conhecer a língua é saber se comunicar com suas ferramentas. O que a aluna não conhece é o modo ortograficamente correto de escrever a palavra tétano.

porque

esse uso revela a gramática interna da aluna.

Correto. A aluna conhece o significado do termo tétano, embora o materialize, na língua escrita/falada, com o termo "teto" em seu lugar. Isso é dizer que, embora domine parte das ferramentas de comunicação da língua portuguesa, ela não tem profundo domínio das palavras como aparecem nos dicionários.

Diante disso, podemos afirmar:

A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Perguntas interessantes